2023-08-02

«É um orgulho ver o Papa mostrar o nosso presépio ao Mundo. Mas vai ter mais surpresas»

As irmãs Flores são as autoras do presépio de Estremoz que o Presidente da República ofereceu ao Papa Francisco e assumem que não cabem em si de alegria. Presidente da Câmara garante que os bonecos de barro ficam na história de um «momento único»

TEXTO l Roberto Dores
 

Eis o presépio que o Presidente da República ofertou ao Papa Francisco

   «Nós gostamos muito do Papa e sabemos que esta é uma peça que vai ficar conhecida no Mundo inteiro. Isso deixa-nos muito contentes. Mas temos ainda a certeza que o Papa vai ficar surpreendido com aquilo que lhe preparámos além do presépio», avisa Perpétua Fonseca. Já lá iremos. 
 
   Primeiro, o presépio de altar que o Sumo Pontífice recebeu das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa como prenda oficial da Presidência Portuguesa. «Nós já sabíamos que aquela peça era para o Papa. Foi-nos encomendada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e ficámos logo muito contentes por saber disso. Mas é um orgulho ver o Papa mostrar o nosso presépio ao Mundo», acrescenta a barrista, revelando que Francisco já conhecia algumas peças do figurado de Estremoz.

   «Várias pessoas já vieram aqui pedir peças para lhe oferecer ao longo dos anos», acrescenta, revelando quais são, afinal, as surpresas que o Papa ainda vai ter. «Na capela onde irá descansar estarão mais duas peças nossas», diz Perpétua Fonseca.

   Uma Nossa Senhora da Conceição e - surpresa principal - uma Nossa Senhora Desatadora dos Nós. «É uma Santa que ele descobriu e venera. Vê-se muito em Roma e nós resolvemos fazer a imagem em barro para o surpreender. Humilde como é, vai apreciar muito esta peça da arte popular», resume.

O presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, reagiu assim no seu perfil do Facebook: “Um Orgulho do tamanho do Mundo!!! Estremoz e os nossos Bonecos a ficarem na História de um momento único, de um momento lindo! Graças a Deus.»

O Papa Francisco tem sido seguido por uma «maré de jovens» em Lisboa, que descreve como uma «cidade acolhedora», agradecendo a Portugal «o grande trabalho e generoso empenho» para receber a Jornada Mundial da Juventude

[label_related]

« Back