Notícias

2022-03-04

ELVAS. Câmara quer preparar a cidade para aumento do turismo já este ano

 
TEXTO Roberto Dores
 
Os profissionais do sector turístico em Elvas vão ter acesso gratuito a aulas de formação, onde poderão melhorar os conhecimentos relacionados com várias valências. A vereadora Paula Calado admite que o número de visitantes venha a aumentar até final do ano, após os tempos mais conturbados da pandemia, e que pode haver condições de expansão para alguns negócios. 

Um protocolo estabelecido entre a Câmara de Elvas e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre abre a porta à possibilidade de empresários ou colaboradores melhorarem o desempenho ao nível línguas estrangeiras ou adquirirem conhecimentos de marketing e comunicação, entre outras.

"A abordagem foi feita pela própria escola, que tem fundos para gerir em termos de formação para empresários e técnicos. É uma formação sem encargos para o município", explica a autarca, ressalvando que esta acção abrange todos aqueles que, directa ou indirectamente, estão ligados ao sector turístico.

A formação será personalizada, consistindo na realização de um diagnóstico baseado num inquérito a todas as empresas e empresários, no qual se irá perceber qual a formação que deverá ser adaptada a cada caso. "Não é um pacote igual para todos, mas sim para cada um dos empresários e para uma das empresas", sublinha Paula Calado.

Destaca ainda a vereadora que esta formação é para quem já está a trabalhar no ramo, embora admita que os novos conhecimentos possam vir a ser geradores da expansão de negócios. "Além de aumentarem os lucros, poderão aumentar os postos de trabalho. Podemos estar a falar da entrada de mais pessoas, porque é um sector que está deficitário neste momento".

A autarca dá o exemplo da restauração. "Não há restaurantes suficientes para a procura. É verdade que a procura flutua bastante", ressalva, citando as diferentes realidades vividas pela cidade entre os fins-de-semana e dias úteis, mas assegura que se houvesse "mais cinco, seis ou sete restaurantes, todo eles continuariam a fazer dinheiro." 
 
Turismo a crescer 
ao longo de 2022
 
A vereadora assume que as perspectivas são optimistas para o sector turístico no decurso deste ano, revelando que a cidade tem sido alvo do aumento de procura, enquanto os serviços da autarquia vão somando contactos para visitas de grupos, que querem conhecer o potencial do concelho.
 

Artigos Relacionados

« Voltar