Notícias

2022-02-07

Elvas quer juntar mil ciclistas e lançar percurso dos moinhos com passadiço suspenso no Guadiana 

 
Uma prova de ciclismos de granfondo vai estar em foco em Abril de 2023, tratando-se de um dos vários projectos desportivos que a Câmara de Elvas tem em carteira para o próximo ano, em parceria com Campo Maior e Badajoz, os municípios que compõem o Eurobec. Mas há mais apostas desportivas com a promoção dos três concelhos no horizonte.

O granfondo traduz a participação em massa de ciclistas e tem alcançado enorme popularidade  pelo mundo, o que leva o vereador do Desporto, Hermenegildo Rodrigues, a admitir poder reunir próximo de mil ciclistas, com base nas experiências de outras provas semelhantes.

"A prova é organizada por Elvas, no primeiro ano, e termina em Elvas. Em 2024 caberá a organização e o final da prova a Badajoz e no ano seguinte será a vez de  Campo Maior", sublinha o autarca, avançando estarem na calha três provas, de 60, 80 e 140 quilómetros, respectivamente.

Os percursos por cada concelho serão estabelecidos pelos próprios municípios, que terão de garantir o apoio aos atletas. "Pensamos que, logo na primeira edição, será possível juntar mil bicicletas, seguindo outras experiências do género", insiste Hermenegildo Rodrigues, que revela ainda o avanço de outros projectos desportivos para as margens do rio Guadiana.

Em cima da mesa está um plano que contempla caminhadas, com a criação de trilhos - que serão cartografados e desenhados - nas margens do grande rio do Sul, que privilegiam percursos junto aos "velhos moinhos", até à ponte da Ajuda. O autarca admite a possibilidade de se construir um "passadiço suspenso" que viabilize a travessia entre ambas as margens. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar