Notícias

2023-03-18

«Elvas recebeu-nos de braços abertos. Obrigado, foi muito bonito»

 
João Granate agradeceu as «boas-vindas» em nome da Selecção Nacional de Rugby, que fica alojada na cidade. Este sábado há treino, pelas 16.00 horas. Os «Lobos» estão a contar com forte apoio dos portugueses para a final de domingo. «Quantos mais, melhor», diz Granate

TEXTO l Roberto Dores
 
   «Portugal, Portugal, Portugal», gritava um coro de vozes, mal o autocarro que transportava a Selecção de Rugby estacionou em Elvas. Por entre bandeiras e cachecóis com as cores nacionais ao alto, os jogadores lá foram saindo, um a um, em direcção ao hotel. Seriam surpreendidos para uma espécie de «guarda de honra», repleta de aplausos e sorrisos largos, que estava ali para dizer que acredita nos «Lobos» rumo à conquista inédita do Europe Championship 2023. O jogo disputa-se domingo, pela 19.00 horas, em Badajoz. Portugal tem a Geórgia pela frente.  

Momentos antes da chegada da comitiva nacional preparavam-se bandeiras e cachecóis para receber os «Lobos»

   Escutemos João Granate, um dos jogadores da Selecção das «Quinas», sobre a recepção em Elvas. «Estamos muito felizes com esta surpresa. Não costumamos ter este tipo de recepções, mas Elvas recebeu-nos de braços abertos. Obrigado, foi muito bonito. É muito bom sentirmos este apoio», comentava, enquanto ia tirando fotos com as crianças do Rugby Clube de Elvas (RCE). 

João Granate agradeceu a recepção e elogiou a evolução do rugby em Elvas
 
   Antigos e actuais praticantes também marcaram presença neste acontecimento, único na cidade até aos dias de hoje, tendo João Granate destacado a importância de trazer o rugby até ao Interior do país, à boleia de uma competição com a escala da Europe Championship. «Eu tenho uma costela de Elvas, porque parte da minha família é de cá. Tenho visto o crescimento do RCE nos últimos anos, com boas infra-estruturas e com uma massa associativa cada vez maior. É bom que este tipo de coisas aconteça para o rugby crescer no Interior», sustentou.


Corredor fez homenagem aos jogadores numa espécie de «guarda de honra» até ao hotel

   E quanto à final contra a poderosa Geórgia? «Tudo pode acontecer. Vamos para ganhar. Nos últimos três anos temo-nos aproximado, cada vez mais, da Geórgia, pelo que o nosso objectivo é fazermos um jogo muito competitivo e, principalmente, subirmos mais até ao Mundial, onde queremos ter uma boa performance. A final é mais um passo no nosso caminho».
 
Oportunidade que acontece uma vez na vida e marca o rugby na cidade
 
   Para o presidente do RCE, Luís Carvalho, a estadia da Selecção em Elvas é uma oportunidade sublime para a promoção do rugby no concelho. «Acontece uma vez na vida. Ainda por cima, esta oportunidade caiu-nos nas mãos, porque nem é Portugal a organizar, nem somos nós, mas vamos ser directamente beneficiados com esta vinda a Elvas da Selecção».

Momento de convívio à porta do hotel animou início da noite em Elvas

   Também por isso, o dirigente fez questão de dar as «boas-vindas» aos «Lobos», enfatizando o momento de convívio proporcionado junto à porta do hotel. «Foi uma recepção quase em família, onde os próprios jogadores trataram de forma afável quem aqui esteve à espera deles», referiu Luís Carvalho, para quem é este o comportamento que «marca o rugby». E para a final? «Independentemente do resultado, deverá haver uma invasão pacífica de campo para mais um momento de convívio, como costuma acontecer nos jogos da Selecção. E nós queremos lá estar a apoiar.»

Artigos Relacionados

« Voltar