Notícias

2023-02-19

Em 15 minutos comeram-se 120 metros de nógado no Vimieiro. Só já faltam 30

As contas são apresentadas em jeito de estimativa por quem participou na confecção do «mega-nógado» que esta tarde se estendeu ao longo de 150 metros. Demorou cinco dias a fazer

TEXTO | Roberto Dores
 


   «Se tivermos em conta que cada tábua mede de 2.40 a 2.50 metros e que 50 delas já estão vazias, chegamos aos 120 metros, mais ou menos», explicava Josefa Lambido, da Associação de Reformados do Vimieiro (concelho de Arraiolos), numa altura em que o relógio marcava 15 minutos desde que o gigantesco nógado começou a ser fatiado.


   «Demora a fazer, mas é rápido a comer. Só eu já cortei mais de cinco metros. É muita gente e ainda bem», dizia, alertando que a iguaria «está excelente», contando com a concordância da vizinha Mariana, que já tinha agarrado em mais um guardanapo para apanhar a «segunda dose». «Quero lá saber, não tenho diabetes. Olhem que ali ao fundo (junto à marcação dos cem metros)ainda há uns valentes metros. Mas não sobra nada», garantia. E tinha razão.


   A presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto, testemunhava a qualidade do nógado que esta tarde juntou centenas de pessoas no Vimieiro: «Está uma maravilha», comentava a autarca, justificando o empenho do município em registar a marca «Nógado do Vimeiro» no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, constituindo-se como o seu único e legítimo titular.
 
 
   A edil acredita que à boleia da certificação virão mais-valias para a economia local. «As pessoas vêm conhecer o nógado e ficam a almoçar ou jantar. Conhece o Vimieiro e isso é óptimo para o nosso território», aponta Sílvia Pinto, acrescentando que o facto dos produtores assumirem que já não têm capacidade de produzir mais nógados nesta época do ano «é um excelente sinal, porque indica que a promoção está a resultar».


   A aposta no «mega nógado» ocorreu há uns anos, quando a autarquia, juntamente com a Associação de Reformados, Associação de Jovens e produtores da freguesia, decidiram associar este evento ao desfile de carnaval. «Veio crescendo todos os anos. Chegámos aos 150 metros e esperamos chegar aos 170 para o ano», revela a autarca.
 
   Sílvia Pinto conclui que as associações e os produtores «querem fazer mais e mais. Como vem cada vez mais gente, isso dá-nos força para fazermos mais metros».

Artigos Relacionados

« Voltar