Notícias

2024-02-29

Empresário alentejano surpreende BTL com uma... montanha russa 

Gaspar Magarreiro, da Creative Led, convida os visitantes da Bolsa de Turismo de Lisboa a partirem à descoberta nesta «viagem dos sentidos». Vão conhecer a Região de Coimbra como nunca a viram. O empresário da Terrugem (Elvas) fala numa «inovadora» forma de comunicar em turismo. E está a conseguir surpreender
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Os viajantes - vamos chamar-lhe assim - só têm se sentar no banco, onde ficam com os pés no ar, em frente ao gigantesco ecrã que anuncia a «Estação Montanha Russa». Não se preocupe, porque não vai sair do mesmo sítio. Depois entra em cena uma banda sonora, daquelas que confirmam estarmos na presença de uma espécie de aventura à escala Indiana Jones. Começou a viagem. E que viagem! 
 
   Do mar à serra, as imagens percorrem os 19 municípios da Região de Coimbra ao longo de oito minutos. As filmagens aéreas continuam a  reforçar a sensação da montanha russa. Até parece que o banco onde nos sentamos está a levantar. Pura ilusão.

   «As pessoas têm os pés no ar e não estão  estáveis. O corpo acompanha as imagens e sente-se a voar. Como também estão de auscultadores ficam abstraídas de sons exteriores», explica Gaspar Magarreiro, assumindo que esta aposta até foi «mais simples» que algumas anteriores, que foram premiadas, tendo passado pelo 3D e efeitos especiais.

   Neste projecto, revela, «o objectivo foi permitir transmitir sensações com as transições que se vão desenvolvendo. É viajar pelos territórios como se fosse uma viagem contínua. Nunca tínhamos feito nada assim e quisemos fazer algo diferente com esta técnica de filmagem», explicou o empresário alentejano, justificando que o trabalho começou por «conhecer e perceber a região».

   Ainda vai a tempo de experimentar este turbilhão de sensações até domingo no pavilhão da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em plena BTL. 

Artigos Relacionados

« Voltar