Notícias

2023-09-18

Esta médica denunciou fotos falsas de menores despidas na província de Badajoz

 
Um grupo de 20 mães de Almendralejo (na Estremadura espanhola) apresentou queixa contra desconhecidos, denunciando que estão a ser distribuídas, pelas redes sociais, imagens das suas filhas menores despidas. São jovens entre os 12 e os 17 anos. As progenitoras alertam que as fotos foram manipuladas com recurso à Inteligência Artificial

TEXTO l Roberto Dores
FOTO l DR
 
   As denúncias feitas junto da Polícia Nacional dão conta do roubo das imagens das menores que depois foram sujeitas a manipulação com uma aplicação que simula a nudez, tal como confirmou esta segunda-feira o comando da polícia na Estremadura.

   As autoridades garantem estar na presença de um delito contra a intimidade, encontrando-se o processo em fase de investigação, havendo mesmo já suspeitos de terem participado neste crime.

   O alerta para este caso, que está a chocar a comunidade de Almendralejo, partiu da mãe de uma das vítimas este domingo. Miriam Al Adib, ginecologista com 124 mil seguidores no Instagram, revelou ter sido a sua filha - de 14 anos - que a alertou para a situação, pelo que imediatamente denunciou a situação com um directo na rede social.

   Al Adib admite que pode haver «dezenas de mães» cujas filhas tenham sido vítimas deste delito, alertando que o crime «é muito grave». A médica revelou ainda que já serão conhecidos casos desde Julho e que as jovens de quem foram reveladas fotos «têm passado momentos muito difíceis».

   Nas últimas horas uma multidão de pessoas têm manifestado o apoio às vítimas.

Artigos Relacionados

« Voltar