Notícias

2023-09-21

Estremoz vai ter uma enchente em breve. Câmara lança um desafio aos empresários

Cerca de 3 mil pessoas são esperadas no Granfondo Serra D`Ossa, que está agendado para 8 de Outubro. As inscrições vão chegar aos 1200 ciclistas, mas os acompanhantes vão engrossar o número de visitantes que entre sexta-feira (dia 6) e domingo (dia 8) irão circular pelos concelhos parceiros neste evento: Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo e Alandroal. Há capacidade para receber a enchente que se anuncia. O autarca de Estremoz tem uma ideia
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   «Falamos de uma coisa em grande escala, onde participam 20 países diferentes. São pessoas que vão ficar alojadas nestes cinco concelhos, mas é natural que esse impacto se faça ainda sentir em Elvas e Évora, porque é mesmo muita gente», atesta o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio, ambicionando que a restauração e o comércio estejam sensibilizados para responderem à enchente.

   E vai tomar uma medida de excepção para tentar aumentar a capacidade de resposta no concelho. «Vou proferir um despacho no sentido de que sexta-feira, sábado e domingo possa haver alargamento de horários para todos aqueles que quiserem», revela o edil, admitindo poder estar aqui a resposta à maior afluência de visitantes, com o empresariado a potenciar o retorno económico.

José Daniel Sádio fala mesmo de um «momento único» para mostrar ao Mundo a Serra d´Ossa e «as maravilhas de cada concelho» parceiros neste evento, que conta ainda com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo. «Mostra que confia no que está a ser feito, porque é relevante para a promoção turística

   Para que melhor se perceba no que consiste esta organização, vale a pena  olhar para a diversidade de provas exibidas pelo programa, onde todos têm lugar. A cidade de Estremoz será palco da partida e da chegada, estando disponíveis, para escolha, três percursos: o Granfondo com 149 quilómetros de distância e 1825 metros de acumulado, o Mediofondo com 114 quilómetros e 1530 metros de desnível positivo e a distância mais curta, o Minifondo com 74 quilómetros e 777 metros de acumulado.

   Se a bicicleta não for a sua praia, mas, ainda assim, quiser participar, então o seu lugar está marcado para a caminhada agendada para a manhã de domingo. 

Há ainda a reter a dimensão social do evento, onde entra o parceiro Rubis Gás, que vai beneficiar a CERCI (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas), na medida em que por cada quilómetro caminhado, a instituição encaixa cinco euros. E é possível chegar à centena de quilómetros durante sábado e domingo, distribuídos por três unidades.

Artigos Relacionados

« Voltar