2024-02-22

Estas cavacas são tão famosas que até vão à mesa dos casamentos

As Cavacas do Vimieiro estão registadas como Marca Nacional. O pedido efectuado pelo Município de Arraiolos junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial mereceu despacho de concessão, inserido no Boletim da Propriedade industrial
 
   A revelação é feita pela autarquia, avançando que a atribuição da «Marca Nacional» permite dinamizar «de forma mais eficaz as actividades económicas e a promoção das potencialidades deste produto da doçaria do Vimieiro». Acrescenta o Município que constitui um «acto importante para salvaguardar referências dos usos e costumes», que fazem parte do património cultural e identitário. 

   «O objectivo municipal é impulsionar, estimular e dinamizar acções tendentes a apoiar a economia local e os produtos locais, onde se destacam,  entre outros, o artesanato, a gastronomia e os doces tradicionais», descreve a Câmara.

   Assume ainda o Município que a inscrição da marca nacional vai permitir «um maior incremento no fabrico destes produtos locais, com relevo pela sua originalidade, bem como pela ligação, tradição e presença em acontecimentos sociais de relevo», onde consta casamentos ou festividades cíclicas. Detalhes que viabilizam «um processo de valorização que dê aos produtos e aos produtores, o lugar merecido na doçaria do concelho».

   «O registo/criação de uma marca é, à semelhança doutros produtos objecto desta acção junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Uma forma de diferenciar e qualificar os mesmos permitindo o seu reconhecimento», resume a Câmara.

[label_related]

« Volver