Notícias

2023-09-13

Estas formigas deixam agricultura em alerta e têm uma picada dolorosa. Já estão na Europa

As formigas-de-fogo-vermelhas são conhecidas pela agressividade com que atacam potenciais ameaças e têm uma picada dolorosa que pode irritar a pele e causar reacções alérgicas. Mas podem ainda representar uma ameaça para as culturas e ecossistemas locais
 

 
   O alerta é dado pelos investigadores, temendo que a Solenopsis invicta se espalhe rapidamente, uma vez que 7% do continente europeu tem um clima propício à propagação da espécie, incluindo várias regiões de Portugal, como é o caso do Alentejo.

   Esta formiga é muito conhecida por construir o ninho no meio das residências ou em áreas de pastagem, sendo extremamente organizada. Dividem-se em operária, machos e rainha. São nativas da América do Sul, mas no último século espalharam-se pelos Estados Unidos, México, Caraíbas, China e Austrália. 
 
   Foram encontradas pela primeira vez na Europa, com 88 formigueiros distribuídos por cinco hectares perto de Siracusa, na Sicília, em Itália.
 
   «A Solenopsis invicta é uma das espécies mais invasoras. Pode espalhar-se alarmantemente depressa», diz o investigador Mattia Menchetti, autor do estudo publicado na revista científica Current Biology. Assumiu a surpresa por esta espécie ter sido encontrada em Itália, embora admitisse saber que «este dia ia chegar».

   Os investigadores não sabem como é que as formigas-de-fogo-vermelha chegaram à ilha italiana. Já tinham sido encontradas formigas isoladas em produtos importados em Espanha, Finlândia e Países Baixos, mas nunca colónias inteiras.
 

Artigos Relacionados

« Voltar