Notícias

2024-03-14

Chef do Vila Galé faz bacalhau dourado desconstruído para comer de duas maneiras

Afinal, não estava tudo inventado num dos pratos mais típicos da gastronomia de Elvas. O internacionalmente célebre bacalhau dourado - que nasceu há umas décadas na antiga Pousada - ainda arranjou espaço para, pelo menos, mais uma criação. A iguaria, que surge na carta como «Bacalhau em texturas, pó de azeitonas e azeite de ervas», foi agora apresentada pelo novo chef do restaurante «Inevitável» do hotel Vila Galé Collection Elvas. E foi aprovada com distinção
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Alberto Muralhas é o chef de serviço e apresenta o prato que chega à mesa em forma de pirâmide. «É um bacalhau que vem desconstruído, permitindo ao cliente ir interagindo com o prato», explica. Ou seja, pode provar os vários ingredientes à vez ou esmagar aquela espécie de pirâmide de batata-palha, para envolver todos os sabores.

   É a segunda hipótese que Alberto Muralhas recomenda, revelando que o paladar vai encontrar uma textura de creme de gema de ovo, com refogado de cebola e alho francês, que já «mergulharam» em azeite e alho.

Então e o bacalhau? Está debaixo da batata-palha, mas em vez de se apresentar desfiado - como é o tradicional - surge em posta. «Está aqui tudo o que é o bacalhau dourado de Elvas, mas apresentado de uma forma diferente. Aliás, a nossa ideia é tentar sempre pegar nos produtos que estão mais perto de nós e dar-lhes uma roupagem nova», assume o chef do «Inevitável», que também levou à mesa um arroz de forno de rabo de boi e grão, além de um filete de robalo com açorda de ovas e molho à espanhola, a par de um cachaço de porco preto com esmagada de batata. Isto antes da sobremesa, que combinou sericaia e brownie, acompanhados de sorbet de lima e ameixa.

Directores abordam a tradição, a cultura e a «ida» ao mar a partir de Abril

   Escutemos Porfírio Perdigão, director regional de operações do Vila Galé Hotéis, sobre esta  aposta gastronómica da empresa. «Pretendemos ter aqui o tradicional. A cultura daquilo que é a gastronomia alentejana, mas apresentada com uma roupagem mais moderna. Este novo chef veio trazer esta modernidade», assume o mesmo responsável.
 
Já o director da unidade hoteleira de Elvas, Nelson Pinto, alerta para as novidades que estão caminho do «Inevitável», com  o aproximar do buffet dedicado ao mar, que anuncia peixe e marisco a partir de Abril. Todos os domingos. «Vai ser uma lufada de ar fresco que já era necessária», assume.
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar