Notícias

2023-04-30

Este borrego foi «estrela» na FIAPE. É uma raça de cá

 
O borrego que exibimos na foto arrebatou o prémio especial de melhor animal da raça Merino Preto, atribuído nesta edição da Feira Internacional Agro-pecuária de Estremoz. Pertence à Casa Agrícola Avessadas SAG Lda., que cria esta raça autóctone há 20 anos. Vamos lá conhecer este exemplar
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   Comecemos por perceber o alcance do prémio. Miguel Mendes, representante da casa agrícola, com sede em Elvas, congratulava-se com a distinção atribuída ao animal de oito meses, destacando «o prestígio que este prémio representa numa feira como a FIAPE, que está, cada vez, mais interessante na promoção das raças, que contribuiu para a venda de reprodutores», sublinhou.

   Contudo, o protagonista desta reportagem não foi o único a conquistar o júri. A Avessadas SAG garantiu outros primeiros prémios no concurso de borregos e borregas com os Merinos Pretos.

Miguel Mendes, representante da Casa Agrícola Avessadas SAG Lda., junto a três das borregas também premiadas na FIAPE
 
   Mas, afinal, quais são as características desta raça?  «É uma raça muita rústica no Alentejo e muita boa. É produtiva, mesmo em condições extremas de temperatura. Tanto para o calor como para o frio. Aproveita muito bem os pastos muito pobres», enfatiza Miguel Mendes, para quem são prémios como o que este exemplar conquistou que ajudam a «consolidar o trabalho que tem sido feito ao longo deste tempo».

   A Avessadas SAG trabalha há duas décadas com o Merino Preto, depois do percurso com o Merino Precoce, revelando o representante da Casa Agrícola que uma parte substancial dos animais vai para abate, sendo vendidos para carne, enquanto outra parte é classificada e vendida para reprodutores. 

   Como funciona este critério? «Só podem ser vendidos a partir dos oito meses, os borregos que estão inscritos no livro, quando são já plenamente identificados, porque são genotipados», conta Miguel Mendes. Ou seja, é colocado um chip nos animais, sendo a genotipagem que faz uma espécie da mapa familiar de cada exemplo. Dos pais aos avós.

Artigos Relacionados

« Voltar