Notícias

2023-01-20

Estrada aberta entre Elvas e Campo Maior. A partir desta tarde

 
Finalmente. A Estrada Nacional 373, que liga Elvas e Campo Maior, reabre ao trânsito esta sexta-feira, a partir das 18.00 horas, segundo avança a empresa Infra-estruturas de Portugal (IP)
 
   A ligação rodoviária encontrava-se encerrada à circulação desde o passado dia 12 de Dezembro, devido ao colapso do muro de suporte contíguo ao Pontão dos Saberes, localizado ao quilómetro 13, sendo uma situação provocada pelas fortes intempéries que assolaram o nosso país, com especial incidência no distrito de Portalegre

   «Após a detecção dos fortes danos na via, a IP procedeu de imediato, em coordenação com os serviços de Protecção Civil, à sinalização do local e interdição da circulação automóvel», avança o mesmo organismo

   Acrescentando que assim que as condições no terreno permitiram foi realizada uma avaliação detalhada das condições da infra-estrutura e dada início à intervenção de reconstrução e reforço do muro de suporte que colapsou. «Foram ainda executados trabalhos de regularização do leito da linha de água sob a obra de arte, incluindo a colocação de enrocamento argamassado».

   Os trabalhos foram concluídos esta manhã e após a vistoria ao local o troço da EN373 será reaberto à circulação automóvel «em totais condições de segurança», afirma a IP.

   Acrescenta ainda que a rede viária a cargo da IP no distrito de Portalegre «foi fortemente afectada», com várias situações prejudicarem as normais condições de mobilidade na região. «A grande maioria foi restabelecida após algumas horas ou dias, e aquelas que pela extensão dos danos obrigaram a intervenções de maior complexidade, têm vindo a ser resolvidas pelas equipas de manutenção do IP».

   Actualmente, e ultrapassada esta situação na EN373, regista-se apenas, no que se refere aos danos provocados pelas intempéries, duas situações por resolver no concelho de Fronteira – correspondentes ao deslizamento da plataforma rodoviária ao quilómetro 154,198 da EN243 e à derrocada da ponte localizada ao quilómetro 41,050 na EN245. 

   Esta última situação implica o lançamento de uma empreitada muito significativa com um plano de trabalhos que se encontra em preparação, e no qual a IP considera necessário o envolvimento do município.

FOTO: CMCM

Artigos Relacionados

« Voltar