Notícias

2023-04-26

Estremoz convida população a fazer um Arquivo sobre o 25 Abril. Você pode participar

O desafio foi lançado pela vice-presidente da Câmara durante o seu discurso na sessão solene da Assembleia Municipal de Estremoz evocativa do 25 de Abril. Sónia Caldeira «puxou» pela maturidade conferida pelos 49 anos de democracia para defender a ideia da organização de um Arquivo «que guarde e permita a consulta e estudo de registos e documentos para memória futura» 
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   O desafio foi lançado a todos os estremocenses, sugerindo a autarca que «entreguem materiais e aceitem testemunhar para memória futura», recordando que aos dias de hoje «estão bem vivos protagonistas desta fase da vida da nossa terra».

   Sónia Caldeira discursou em nome do executivo municipal

   A vice-presidente sublinhou que «só as sociedades vivas têm a capacidade de olhar para si próprias», acrescentando que é «aprendendo com o passado» que se mobilizam «energias e saberes na construção de um futuro em liberdade, em democracia, desenvolvido e cada vez mais justo».

Já à margem da cerimónia, o presidente da autarquia, José Daniel Sádio, destacava o empenho da Câmara em garantir os depoimentos e vários materiais para 2024, a pensar nas celebrações do meio século da Revolução dos Cravos. «Além das exposições que vão ter lugar, também queremos criar um documentário alusivo ao 25 de Abril. Teremos muito material por aí disperso», frisou o autarca.
 
   Sónia Caldeira destacou ainda que a vida colectiva «tem testemunhos registados em documentos oficiais», mas também em vários órgãos de comunicação social, relembrando como ao longo destes 49 anos vários partidos políticos têm tido intervenção em Estremoz. «Vivemos inúmeras eleições (locais e nacionais), a que concorreram partidos e pessoas, foram tomadas posições públicas e elaborados programas», enfatizou, sublinhando acreditar «na democracia e na possibilidade de uma sociedade cada vez mais progressiva, justa e fraterna.»
 

Artigos Relacionados

« Voltar