Notícias

2023-08-04

Estremoz dá cadernos de actividades a 400 alunos. Investimento de 16 mil euros fica no concelho

 
A Câmara de Estremoz quer garantir apoio a todas as famílias do concelho que têm os filhos a frequentarem o 1º Ciclo, assumindo o pagamento dos cadernos de actividades de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês. O Agrupamento de Escolas já identificou 424 alunos que vão ser beneficiados no ano lectivo 2023/2024

TEXTO l Roberto Dores

FOTO l CME
 
   Trata-se de uma medida que Estremoz adopta pela primeira vez. «Vamos começar pelo primeiro ciclo, porque já tínhamos a responsabilidade ao nível dos alunos que tinham acção social escolar. Agora resolvemos alargar a todos», justifica a vice-presidente da autarquia, Sónia Caldeira.

   O Município avança com um investimento superior aos 16 mil euros destinados a comprar cadernos de actividades ou livros de fichas às crianças do 1º, 2º, 3º e 4º anos, alertando a autarca que este ano as famílias não necessitam de fazer essas encomendas.

   «Vamos fazer uma encomenda na ordem dos 430 cadernos para respondermos a todos. Estão identificados 414 alunos, mas ainda há alguns que se estão a matricular no 1º ano e outros que vêm de fora e matriculam-se mais tarde», esclarece a edil, alertando para o incentivo que esta medida também ambiciona levar ao comércio local. 
 
   «Entendemos que este investimento deve ficar no concelho. Contactámos as papelarias do Estremoz que vendem os manuais e perguntámos se estariam interessadas em fazerem as encomendas. É uma forma de alavancar aqui a economia circular», enfatiza Sónia Caldeira.

A autarca sabe que nem todos os encarregados de educação compravam os cadernos de actividades nas papelarias locais. «Assim, o dinheiro vai chegar aos comerciantes que são da nossa terra», diz, revelando ainda o objectivo municipal de dar continuidade a esta medida para os ciclos seguintes (segundo, terceiro ciclo e secundário).

Artigos Relacionados

« Voltar