Notícias

2023-06-30

Estremoz espera milhares de visitantes este sábado. Quer saber porquê?

 
É uma conjugação de actividades que anuncia «casa cheia» no centro de Estremoz. A começar pelo tradicional «Mercado de Sábado», paredes-meias com mais uma edição do Mercado do Lago aberto a produtos artesanais e decorativos. Pelo meio haverá danças e outras animações até à meia-noite. Mas atenção ao que se vai passar pelas 22.00 horas, quando tiver início a gravação do programa Casa d´Amália que fecha o Festival de Fado

TEXTO l Roberto Dores
 
   Fixemo-nos no regresso do Mercado do Lago, que desta vez tem encontro marcado no Rossio Marquês de Pombal devido às obras de requalificação do Largo General Graça. No ano passado realizou-se no jardim municipal (foto CME no topo).

   O que vão encontrar os visitantes que ali se dirigirem a partir das 10.00 horas? A vice-presidente da autarquia, Sónia Caldeira, responde: "São pessoas do concelho e de concelhos vizinhos, como Borba, que vão apresentar artesanato contemporâneo. Nós apostamos muito no nosso artesanato, nomeadamente nos barros, mas isto é uma oportunidade que estamos a dar a estas pessoas para venderem os seus produtos artesanais», refere a autarca. 


   Sónia Caldeira acrescenta que alguns dos artesãos «até fazem deste trabalho o seu ganha-pão», pelo que poderão tirar partido deste sábado para promoverem os seus artigos, até porque os visitantes não vão faltar ao longo do dia. 

   É que além da atracção natural traduzida pelo célebre mercado que aos sábados ocupa o Rossio, há lugar à animação  com os grupos de dança Ohana (10.30 horas), Ginarte (11.00) e do grupo musical NYX (18.30).

   Já a noite será ocupada com a gravação do programa  Casa d´Amália, a partir ds 22.00 horas. Todos estão convidados a assistir a esta noite de fados à boleia da RTP, o que deixa adivinhar uma peculiar enchente, perante os nomes que vão desfilar pelo palco: Paulo de Carvalho, Ricardo Ribeiro, FF, Jorge Fernando e Manuel Neto. A apresentação está a cargo do estremocense José Gonçalez. Pelas 21.00 horas actua Silvino Sardo.

   «A nossa expectativa é que passem pelo Rossio milhares de pessoas, o que também vai ser positivo para o negócio», resume Sónia Caldeira, atestando que já esta sexta-feira a «agitação» marcou o dia com a preparação do que há-de vir.

Artigos Relacionados

« Voltar