Notícias

2023-05-11

Estremoz está a pedir a sua ajuda no combate a esta vespa

 
A vespa velutina, vulgarmente conhecida como vespa asiática, está a estender-se para o sul do país e já começa a preocupar a Câmara de Estremoz, depois do insecto ter começado por conquistar terreno em Portalegre
 
   Eis o alerta transmitido pela autarquia à boleia da sua página no Facebook: «Ajude-nos a combater a ameaça da vespa asiática! Saiba como são os ninhos, como pode identificá-las e o que deve fazer se encontrar um ninho», escreve o município sugerindo que para mais informações as pessoas contactem o Serviço Municipal de Protecção Civil (268 080 250).

   De acordo com a plataforma StopVespa, que congrega as ocorrências identificadas por cidadãos e municípios, entre a população do Alentejo continuam a aumentar os encontros com vespas asiáticas.

   Ainda assim, o próprio Ministério da Agricultura já assumiu estar consciente da ameaça que a vespa asiática representa para os apicultores da região, que vêm registando prejuízos desde 2011, quando o insecto invasor chegou a Portugal.

   «A vespa velutina constitui uma ameaça para a apicultura, quer pelo efeito de predador sobre as abelhas, uma vez que elas se alimentam de insectos, incluindo abelhas, quer pela sua presença nas imediações das colmeias», diz a tutela sem fazer alusão ao impacto das vespas na produção de mel. 

   Acrescenta que a presença da velutina «inibe as abelhas de saírem das colmeias para colherem pólen e néctar, o que acaba por ter reflexos na produção de mel».

Artigos Relacionados

« Voltar