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2023-05-18

Estremoz na PISTA da promoção turística. Agora com uma mão da ciência

 
A Câmara de Estremoz aprovou um protocolo de colaboração com a Universidade de Évora e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo para integrar o projecto PISTA - assim se chama. Trata-se de uma plataforma digital que visa proporcionar aos agentes turísticos uma ferramenta tecnológica que contribua para o seu envolvimento na avaliação dos riscos, custos, impactos e limites da sua actividade
 
TEXTO l Roberto Dores


   Foi a vice-presidente da autarquia, Sónia Caldeira, que apresentou o projecto na reunião do Executivo, destacando que a projecção turística que Estremoz tem alcançado desencadeou o convite feito à autarquia para integrar esta plataforma. 

   O Município fica assim com via verde para fornecer dados turísticos à Universidade de Évora. E depois? «A universidade vai trabalhá-los e  ajudar-nos na definição de políticas públicas que permitam desenvolver o nosso território», referiu a autarca, alertando para o trabalho especializado que a plataforma potencia. 

   «São equipas científicas na área do turismo que vão trabalhar estes dados e que nos vão dar pistas para podermos desenvolver e promover ainda mais o turismo no concelho», sublinhou a edil, referindo que depois de reunir a informação do município, a equipa da academia tem o objectivo de «produzir indicadores de monitorização e sustentabilidade na região e, concretamente, no concelho de Estremoz.» 


   Em aberto está ainda a partilha de informação de serviços e recursos entre a Entidade Regional de Turismo, o Município e a Universidade de Évora. Tal como a «possibilidade de ser feita a avaliação das políticas de promoção de desenvolvimento turístico no sentido do desenvolvimento territorial e da promoção e coesão do nosso concelho», acrescentou a vice-presidente.

   A plataforma PISTA Digital foi apresentada publicamente, em Dezembro de 2022, na Universidade de Évora, como uma «ferramenta pioneira em Portugal», que foi desenvolvida pela academia alentejana, permitindo o acesso a informações sobre turismo em tempo real. 

   Entre os objectivos enquadra-se a «identificação de oportunidades de inovação nas organizações e auxiliar na identificação de melhores soluções para a utilização de recursos, no âmbito dos princípios gerais do desenvolvimento turístico sustentável».

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