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2023-11-29

Estremoz puxa dos argumentos para ser a 9ª sub-região de vinho do Alentejo

 
Escutemos José Daniel Sádio, presidente da Câmara de Estremoz: «Queremos desenvolver um vasto projecto que procura também projectar os vinhos de Estremoz  e as adegas que o produzem. Este trabalho tem um grande objectivo. Queremos ser mais uma sub-região de vinhos do Alentejo». O desiderato contou com a «luz verde» do presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus

TEXTO | Roberto Dores
 
   O desafio foi lançado pelo autarca na abertura do 2º Congresso de História do Património Vitivinícola do Alentejo - que decorre hoje e amanhã em Estremoz - tendo puxado por argumentos de peso para ser aqui criada a nona região DOC (Denominação de Origem Controlada) do Alentejo. Depois de Borba, Évora, Granja-Amareleja, Moura, Portalegre, Redondo, Reguengos e Vidigueira

   José Daniel Sádio aludiu ao número de adegas presentes na área geográfica do concelho (mais de 20), a que juntou a «quantidade e qualidade da produção», além da «diferenciação dos solos e da história da região de Estremoz». 

   Ou seja, insistiu o autarca, «faz todo o sentido a fundação desta sub-região», ressalvando que não se trata de «mera lógica do bairrismo», mas antes de procurar elevar a «diferenciação» do vinhos de Estremoz. Alertou ainda para a concentração de produtores no concelho, «como não existe em mais lado nenhum do Alentejo», referiu, admitindo que a região DOC traduzirá mais um passo para  «alavancar  e consolidar, ainda mais, a excepcional produção  local».

   O presidente do Município sugeriu depois aos produtores que ponham em marcha a reflexão sobre este projecto, apelando à «união». «Com muito trabalho poderemos alcançar este desiderato», insistiu, sem perder de vista o necessário apoio da CVRA.

   José Daniel Sádio enfatizou ainda o apoio que a autarquia presta a este sector de actividade, acreditando que é através da «afirmação nacional e internacional», com a respectiva valorização, que os produtores poderão garantir mais vendas «num mercado que é, diariamente, mais competitivo, com consumidores que procuram o que é diferente».

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