Notícias

2023-07-19

Estremoz tem tudo preparado para receber peregrinos da Guatemala, El Salvador e França

 
A festa e a espiritualidade vão andar de mãos dadas em Estremoz a partir da próxima quarta-feira (26 de Julho), quando começarem a chegar os primeiros peregrinos vindos do outro lado do Mundo para as Jornadas Mundiais da Juventude. 140 vêm da Guatemala e 22 de El Salvador. Também haverá europeus, porque 55 são franceses oriundos de Paris. Todos eles têm à sua espera um rol de actividades e amigos que nunca viram, mas que estão «ansiosos para os receber»
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   Que o diga Ana Basaloco, que coordena a equipa do Comité Organizador Paroquial (COP) de Estremoz e que há um ano trabalha afincadamente neste projecto para que tudo circule sobre rodas. «Temos falado muito com eles através de reuniões online. Quase nos conhecemos sem nunca nos termos visto e vamos sendo todos amigos», enfatiza.



   As conversas têm sido tão frequentes que até já deram para perceber o que lá vem: «As populações da Guatemala e El Salvador são muito curiosas, muito descontraídas. Têm uma cultura muito diferente da nossa. Os franceses, ainda por cima de Paris, já são um registo mais conhecido», sublinha, não escondendo a ansiedade de acolher os peregrinos. «Eles querem tanto vir, como nós os queremos receber. Podemos estar assistir a um momento único e muito interessante», assume a mesma responsável, que espera no fim ter contribuído para ajudar a divulgar Estremoz ao Mundo.


   Neste momento corre-se a todo o vapor na sede do COP, onde diariamente cerca de 60 voluntários ultimam os preparativos para receberem os peregrinos. 

   A Câmara de Estremoz assume o alojamento e as refeições nas escola Sebastião da Gama e Rainha Santa Isabel, enquanto o programa de actividades e animação foi definido com base numa espécie de minuta a nível nacional. Ou seja, as actividades serão semelhantes em todo o país, mas levando em linha de conta a especificidade de cada localidade onde os peregrinos são acolhidos.

   «Vamos ter actividades lúdicas e espirituais de forma alternada», revela Ana Basaloco, acrescentando que será dada prioridade à descoberta da cidade, com património, cultura, tradições e costumes. Dá o exemplo da realização de um peddy paper organizado pelo grupo de jovens, onde os peregrinos vão ter que passar pelo Museu Joaquim Vermelho, Lago do Gadanha, Pelourinho ou Capela da Rainha Santa Isabel.

   A primeira noite (quarta-feira, dia 26) será ocupada com uma caminhada nocturna, apoiada pela equipa de desporto da Câmara, enquanto na segunda (quinta-feira, 27) terá lugar uma vigília de oração aberta à população no Pelourinho. Já para sexta-feira, dia 28, está agendado um momento cultural português, onde os peregrinos vão conhecer o Rancho Folclórico de São Bento do Cortiço, as marchas populares da União das Freguesias, a Banda Filarmónica Lusitana e o fado à boleia das vozes de Matilde Cid, Silvino Sardo e Maritina.



   Sábado tem lugar a Oração Mariana, com uma peregrinação entre São Francisco  e Santa Maria, enquanto no domingo - tal como acontece em todas as dioceses que  recebem peregrinos - realiza-se a festa  da juventude. Em Estremoz este momento vai ter a praça de touros como palco. "Vamos ter banda e DJ, mas os nossos peregrinos também vão fazer as suas apresentações».
 
Eucaristias em Português, Castelhano e Francês

   As eucaristias terão lugar todos os dias, às 18.00 horas, com a particularidade das celebrações serem feitas pelos sacerdotes que acompanham as comitivas. Dia 26 será um padre da Guatemala, dia 27 cabe ao Arcebispo de Évora, dia 28 a um sacerdote de El Salvador e dia 29 a celebração será em francês. Domingo a missa volta a ser em português. 

Artigos Relacionados

« Voltar