Notícias

2022-09-30

«Eu é que ensinei o presidente a dançar. Mas não lhe diga nada»

 
Constantina Babau, 92 anos. Acabava de abrir o baile, ao som da valsa, como par do presidente da Câmara de Estremoz e sentava-se na cadeira a descansar, ali na primeira fila. «Foi uma grande responsabilidade», ironizava  com um sorriso rasgado, para corrigir em seguida: «Não foi responsabilidade nenhuma. Foi muito giro. Se não tivesse sido operada à coluna ainda ali andava a dançar. Era a tarde toda. Ui, ui»

TEXTO | Roberto Dores
 
   Dançou com José Daniel Sádio por ser a idosa com a idade mais avançada na 1ª Feira Sénior. E gostou? «Gostei sim. Ele é muito divertido. Mas eu é que ensinei o presidente a dançar». A sério?  «Sim, sim. Dizia-lhe para a frente, paras trás, para o lado... mas não lhe diga nada». Porquê? (Risos. Muitos risos). «Se quiser diga. Eu é que não o queria deixar ficar mal».

   Dissemos mesmo. E o autarca confirmou. «Era o que o mais faltava, ser um qualquer presidente de câmara a comandar uma distinta senhora com 92 anos, que, ainda por cima, é a ´rainha do castelo´ (assim é conhecida Constantina). A rainha manda e eu vou para onde ela mandar». Está dito.

   Mesmo com limitações, Constantina Babau dançou a valsa até ao fim na abertura do Baile da Idade do Ouro. «Se soubesse as saudades que tenho dos bailes do meu tempo. Ainda vivi na Glória, na casa da minha avó, que disponibilizava a casa para os bailes. Tinha aí 15 ou 16 anos. À noite juntava-se lá tudo e mesmo quando não havia tocadores, cantávamos nós e dançávamos na mesma. Grandes festas».

 
 
   Mas houve outro par a abrir as hostilidades. A foto aqui em cima mostra como a comandante da Esquadra Complexa da PSP de Estremoz, Ana Ribeirinho,  surpreendeu Joaquim Correia, de 79 anos. Afinal, nunca tinha imaginado, contava-nos Joaquim, «poder dançar com alguém fardado. É daquelas coisas que nos acontecem uma vez na vida. Foi espectacular o que aqui aconteceu», resumiu.
 

   Enquanto a chefe da polícia assumiu que o empenho da PSP em participar nesta actividade é também mostrar que as autoridades «não servem só passar multas, mas também querem contribuir para a diversão das pessoas. Faz parte do policiamento de proximidade estarmos juntos dos menos jovens, porque há sempre idade para brincar».

 
«Os nossos idosos vão deitar-se melhor hoje e acordar melhor amanhã»
 
   O baile prosseguiu animado, ao som da Banda de Metais da PSP, que tocou músicas célebres. Umas mais, outras menos recentes, mas todas habilitadas a convidar ao pé de dança.

   Palavra agora para José Ramalho, director do Centro Distrital da Segurança Social de Évora, que marcou presença na abertura do certame, elogiando a aposta direccionada ao envelhecimento activo. «Hoje vivemos mais e temos que dotar as instituições de meios que permitam dar mais condições às pessoas para viverem com qualidade». 


   E aqui também se inscreve o baile desta tarde. «Os nossos idosos vão deitar-se melhor hoje e acordar melhor amanhã. Vão adormecer com sorrisos nos lábios e sem comprimidos e isso já é fazer qualquer coisa por cada um destes idosos. Saem mais cansados mas, seguramente, mais felizes.»


   Este sábado o certame prossegue no parque de Feiras e Exposições de Estremoz, com um rol de actividades ao longo do dia.
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar