2022-06-13

Feira renascentista criou um «marco no calendário» já com 2023 no horizonte

 
 
 
As imagens, sobretudo as aéreas, falam por si. O Castelo de Vila Viçosa encheu para assistir à Feira de Inspiração Renascentista e nem o calor ou a intensa actividade que marcou o fim-de-semana, um pouco por todo o Alentejo, subtraíram entusiasmo à adesão. Resultado: a Câmara, organizadora do evento, garante que a feira criou «um marco no calendário» e quer juntar inovação para o próximo ano.

 
 

 
   A revelação é feita pelo vice-presidente da autarquia, Tiago Passão Salgueiro, para quem o facto de Vila Viçosa ter logrado marcar no calendário um espaço específico para a realização da feira, também tem implicações ao nível da responsabilidade do município.
 


   «Temos que melhorar a organização e trazer alguma inovação nas próximas edições», sustenta, deixando claro que o evento terá que passar a ser ininterrupto. «Aquilo que nunca se deve fazer é avançar num determinado momento e depois acabar por abandonar a iniciativa, voltando à carga passados dois ou três anos», ressalva o edil, para reforçar a ideia de criação de um calendário específico.
 


   Perante os vários regressos ao passado que são promovidos na região, Tiago Passão Salgueiro aponta o detalhe diferenciador de Vila Viçosa: «A feira remete para o renascimento, o que nos afasta do universo das feiras medievais, apesar das semelhanças.»

   Quanto ao impacto na economia calipolense , o vice-presidente, revela que o retorno foi efectivo ao nível da hotelaria e restauração, considerando que a realização da feira no Castelo ajudou à promoção da festa e da própria fortificação. «Pensamos que a Feira tem condições para crescer e estamos já a pensar na próxima edição», conclui o autarca.

[label_related]

« Back