2024-09-02
Festas do Alandroal ganham projecção: «A sorte dá muito trabalho»
«As festas cresceram e consolidaram-se. A quinta-feira passou a ser um grande dia de festa e o domingo, que até há poucos anos quase não existia, passou a ser mais um importante dia. O programa foi abrangente e atractivo». Eis o balanço feito pelo presidente da Câmara do Alandroal, no último dia das Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição
TEXTO | Roberto Dores
Segundo João Maria Grilo, «as festas deste ano foram exemplares em tudo isso e disso recebi confirmação de muita gente», escreve o autarca na sua página do Facebook. «Tivemos sorte com o tempo, ou com isto ou com aquilo. Mas qualquer pessoa que tenha que organizar, seja o que for, sabe que a sorte dá muito trabalho», acrescenta, aplaudindo o desempenho da equipa interna.
«Tem que se desdobrar entre organizar o evento, e outros ao longo do ano, e manter todas as outras responsabilidades da actividade normal da Câmara», refere o edil, elogiando ainda o «muito trabalho das associações, juntas de freguesia, da paróquia e particulares que ajudam a dar corpo ao evento».
Enfatiza que se tratou de «mais uma grande vitória do trabalho colaborativo, da empatia, da boa vontade, do espírito positivo que tanta falta faz a todas as terras e a esta em especial».
João Maria Grilo relembra que as principais competências dos municípios estão relacionadas com o desenvolvimento socioeconómico e a melhoria de qualidade de vida das populações, assumindo que a autarquia encara a organização das festas «como um trabalho de promoção do concelho e de dinamização económica».
Mais: «No final, além de satisfazer a restauração, os alojamentos e outros agentes económicos, deve também proporcionar a todos os que nelas participam sentimentos de pertença, satisfação, alegria e orgulho local. Orgulho de viver numa terra que sabe receber. Orgulho de voltar a uma terra que se vê a crescer.»