2023-11-03

Festas do Povo em 2024: Sim ou Não? Chegou o momento de decidir

Eis o momento de todas as decisões. Escutemos Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior. «É hora de percebermos em que sentido podemos avançar. Da parte da Câmara estamos inteiramente disponíveis», garantiu o autarca ao Sul Ibérico, reiterando o empenho do Município em realizar as Festas do Povo no próximo ano

TEXTO | Roberto Dores
   As Festas - que em Dezembro de 2021 conquistaram o estatuto de Património Cultural Imaterial da UNESCO - sublinham a presença de Campo Maior na Fehispor, em Badajoz, onde Luís Rosinha assumiu, que apesar da autarquia estar empenhada na sua realização em 2024, subsistem algumas dificuldades.

   Por exemplo, o jeito que dava à vila ter as figuras carismáticas que organizavam as ruas floridas de outros tempos. «A população que mais viveu as festas, infelizmente, vai desaparecendo. Há questões para tratar rua a rua. Há ruas onde temos mais e menos gente», exemplificou o autarca, relembrando que «todas as Festas do Povo tiveram dificuldades», sem perder de vista que a decoração das ruas é um trabalho que terá de envolver toda a população.

   Enfatizou que cabe aos campomaiorenses tomar a grande decisão: «Se vamos ter capacidade de ultrapassar todos estes problemas e se, de uma vez por todas, dizemos ao Mundo que queremos Festas do Povo», sublinhou Luís Rosinha, ressalvando que num evento desta dimensão é importante que a autarquia faça a sua «preparação interna», para estar habilitada a responder aos vários desafios que se vão colocar.

[label_related]

« Volver