Notícias

2023-08-31

Fomos abastecer a Badajoz. Poupámos dez euros em mais de 33 litros

Comparámos os preços entre os postos de combustíveis dos dois lados da raia e apurámos uma diferença próxima dos 15 cêntimos no litro de gasolina e 14,5 no diesel. Mas quando entrámos pelas chamadas «marcas brancas» apurámos uma diferença ainda maior. Na ordem do dobro


TEXTO l Roberto Dores
 
   Não admira que, sobretudo, os alentejanos que vivem na zona da raia cruzem a fronteira para atestar os automóveis do lado espanhol. Sim, é uma prática corrente entre a população, há longos anos, face à diferença de preços observada nos dois países. 

   Porém, na última semana esta modalidade sentiu um aumento, segundo confirma o representante de um posto do combustível de San Martin, na zona industrial de Badajoz, onde as viaturas portuguesas estão em esmagadora maioria à espera de vez para abastecer.

   «Sabemos sempre quando aumentaram os preços em Portugal, porque aqui começam logo a fazer fila. Nem sei qual é a diferença. Sabe dizer-nos?», questiona o mesmo funcionário. Respondemos que do lado português a média do preço do gasóleo simples está nos 1.799 euros e que a gasolina se fixa pelos 1.924. «Sim, é uma grande diferença», confirma, enquanto vai enchendo mais um depósito de uma carrinha portuguesa.

   Por aqui, o litro de gasóleo está a 1.478 euros e a gasolina a 1.598. Ou seja, os 50 euros que gastámos garantiram 33,83 litros de diesel. Em Portugal ascenderia aos 60 euros, o que permitiu uma poupança de dez euros.
 
   Mas valerá a pena ir a Espanha de propósito meter combustível, sobretudo para quem reside a mais de 15 ou 20 quilómetros da raia? Há quem garanta que sim. Vejamos o caso de Jacinto Reis, camionista de Montemor-o-Novo, que se prepara para atestar o veículo com mil litros.

   Explica que esta sua opção já tem muitos anos. «É normal vir aqui quando vou viajar pela Europa, porque em cada mil litros de gasóleo poupo quase 300 euros face a Portugal. As contas são simples de fazer», resume.

   Entre as viaturas portuguesas há ainda quem ateste os depósitos e aproveite para encher mais dois jerricãs de 25 litros cada. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar