Notícias

2023-04-29

Garrafas de cerveja, pontas de cigarro e caricas. O lixo que mais se apanhou à volta da barragem

 
Luvas calçadas e mãos à obra. A manhã de sábado é ocupada na pele de voluntário para ajudar a limpar a envolvente à barragem de Lucefecit, com Terena a exibir o seu castelo ali ao lado. A jornada até começa com um papelão aqui e uma garrafa ali,  mas uns metros à frente havemos de «esbarrar» com o primeiro monte de lixo. Um efeito da Páscoa e da Pascoela, que precisa da carrinha para uma conveniente remoção. Vai aparecer mais
 
TEXTO l Roberto Dores


   Cláudia Santos, é professora, e habitual frequentadora da barragem de Lucefecit, onde faz canoagem com o marido. Assume que se sente sempre convocada para colaborar nestas campanhas de limpeza. Que tipo de lixo mais encontrou. «Muitas garrafas de cerveja e de refrigerantes, além de imensas pontas de cigarro e caricas. Não percebo como é que as pessoas abrem as garrafas e atiram as caricas para a natureza, quando era tão fácil guardar no bolso», refere.


   A presidente da Junta de Terena, Joselina Paiva, confirma a tendência. «Sim, há muitas garrafas de cerveja. Vem para aqui muita juventude, tanto do concelho do Alandroal, como de fora. É uma tradição», atesta a autarca. E lá surge mais um conjunto de cinco garrafas de litro de cerveja e mais umas minis uns metros à frente. As pontas de cigarro seguem a tendência, mostrando os locais onde foram montados os acampamentos. Aliás, ficaram cordas nas árvores, as mesmas que suportaram as tendas.

   Junto a mais um improvisado contentor surge uma nova bolsa de lixo. O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, sustenta que é o próprio contentor que transmite uma «ideia errada» aos utentes da barragem. 


   «As pessoas encontram o contentor cheio e vão depositando ao lado. Depois dá nisto. Este espaço não é da responsabilidade da autarquia. É uma zona de lazer sem regulação», justifica o autarca, avançando que é preciso «incentivar as pessoas a deixarem o lixo na entrada da barragem, junto ao paredão». É lá que se encontram os contentores habilitados a recolher os detritos, bem como os ecopontos.


   Ainda assim, João Maria Grilo não se mostra surpreendido com a quantidade de lixo encontrada, face à época do ano que sucede à Páscoa e à Senhora da Boa Nova. Até foi menor comparando com anos anteriores, mas é preciso reduzir ainda mais. «Lixo atrai lixo e limpeza incentiva limpeza. Queremos ter aqui uma colaboração mais estreita para poder desenvolver um projecto de ordenamento», revela o edil, atestando que, além do espaço de lazer, a barragem de Lucefecit tem condições para receber outras actividades. Ligadas à água ou não. 

   «É nesse contexto que consideramos que podemos vir a ter uma maior responsabilidade na recolha do lixo em mais locais», resume João Maria Grilo.
 

Artigos Relacionados

« Voltar