Notícias

2025-10-31

Governo quer renegociar preços do ferry de Troia antes do fim da concessão em 2026

O Governo manifestou a intenção de renegociar o preço dos bilhetes do ferry de Troia com a concessionária Atlantic Ferries. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, esta sexta-feira no Parlamento.

Durante a audição, que decorreu no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2026, o governante recordou que a concessão da travessia do Sado termina em 2026.

Hugo Espírito Santo adiantou que o Governo já sinalizou à concessionária a sua vontade de "fazer uma renegociação dos valores dos preços dos bilhetes" antes da conclusão do contrato.

Tarifário Sob Análise

A intenção de renegociação surge meses depois de a Atlantic Ferries ter atualizado as tarifas no início deste ano, elevando os custos de passageiros e viaturas.

As tarifas em vigor são as seguintes:

Passageiro (só ida): 4,90 euros (mais 10 cêntimos). O bilhete de ida e volta custa 9,30 euros. Passe Mensal: 99,30 euros (para ferries) e 96,50 euros (para catamarãs). Viaturas Ligeiras (ida e volta, com condutor): 37,80 euros. Ocupantes adicionais (ida e volta): 10,80 euros por pessoa, nos ferries. Catamarãs (ida e volta por passageiro): 9,10 euros.

AMT Recomenda Inclusão no Passe Navegante

A medida governamental acompanha as recomendações da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT). Em janeiro, a AMT emitiu um parecer onde defendia a renegociação do contrato de concessão e, fundamentalmente, a inclusão da travessia fluvial do Sado entre Setúbal e Troia no passe Navegante.

 

Artigos Relacionados

« Voltar