2022-03-18

GRIPE DAS AVES. Nenhum humano está infectado em Portugal

Portugal regista vários focos de infecção detectados em aves selvagens, domésticas e a nível industrial, mas «foram controlados» e não foi detectada a passagem do vírus influenza H5N1 ao homem. A informação é avançada num estudo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge.

Segundo o que está a ser avançado por vários órgãos de informação, com base numa entrevista à agência Lusa de Raquel Guiomar, do Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e outros Vírus Respiratórios do INSA, entre 2021 e 2022, apenas foi documentado um caso [de contágio humano] pelo Reino Unido. Uma transmissão que se deu devido a um contacto prolongado e muito próximo com as aves infectadas.

Segundo dados divulgados na quarta-feira pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Portugal contabiliza desde 30 de Novembro, quando foi confirmado o primeiro caso numa capoeira doméstica no distrito de Setúbal, 20 focos de gripe das aves e perto de 230.000 animais já foram abatidos.

Entre estes, incluem-se 14 focos em aves domésticas, entre os quais em explorações comerciais de perus, galinhas e patos, uma colecção privada de aves e capoeiras domésticas, bem como seis focos em aves selvagens.

[label_related]

« Volver