Notícias

2022-10-11

Há mais moscas este ano. Porque será?

CIÊNCIA. Já reparou que neste início de Outono as moscas ainda por cá continuam? Pior. Estão a aparecer em maior número face aos últimos anos. Sobretudo nos espaços exteriores, há determinados dias em que não dão descanso, atraídas por quase tudo: carne, peixe, fruta, mas também lixo e resíduos
 
   A que se deve o fenómeno? Miguel Contreras, que se tem dedicado a estudar o comportamento de insectos, entre outras actividades - ressalvando, por isso, não se poder dizer que é um especialista - confirma que há muitos anos que não se viam tantas moscas. 

   «Talvez desde os anos 80, quando se começou a investir nos sistemas de esgotos», diz, avançando que os insectos que por esta altura mais incomodam são as chamadas moscas-domésticas. «Daquelas que não nos largam nas esplanadas e nos invadem as casas, quase assim que abrimos uma porta ou janela», acrescenta, admitindo que entre a ruralidade alentejana «as populações de moscas sejam maiores».

   A explicação poderá «irremediavelmente» ser associada ao calor nesta espécie de Verão prolongado que ainda por cá promete continuar mais uns dias. Ainda hoje nos aproximámos dos 30 graus. «Isto favorece o aparecimento de moscas, bem como de outros insectos menos implicantes», diz Miguel Contreras, admitindo que assim que a temperatura baixar as populações de moscas acabarão por sofrer uma «forte quebra».

   Até lá, pede cautelas redobradas em nome da saúde pública, alertando para os perigos que as moscas transportam. Por exemplo, quanto menos produto orgânico em decomposição houver, menor espaço haverá para as moscas porem os ovos. 

   E cada uma pode chegar aos 500 ovos durante a sua vida. Já agora, atingem a fase adulta entra os oito e os 12 dias.
 

Artigos Relacionados

« Voltar