Notícias

2023-11-15

Há vida na comunicação para lá das polémicas do jornalismo

O tema foi abordado por Simão Santana, na qualidade de adjunto e assessor do presidente da Câmara de Aveiro, no arranque do ciclo de conferências COMUNMEDIA, no auditório na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre

TEXTO | Maria Beatriz Dores
 
   A questão da «liderança da comunicação» esteve em foco esta quarta-feira, sendo os alunos de Jornalismo e Comunicação alertados para a necessidade de se apostar em narrativas construtivas que permitam à população perceber os detalhes da vida pública. Dirigidas sobretudo, a quem pouco ou nada sabe na área jurídica. 

   A professora Cláudia Pacheco, coordenadora do curso, aplaudiu o reparo, dando o exemplo do mais recente caso da queda do Governo em Portugal. «Há necessidade de uma comunicação  presente e activa que possa explicar o papel do Ministério Público e também um bocado do processo, para que os portugueses entendam o que se está a passar», sublinhou a docente.

   Enfatizou ainda a necessidade de se ir além das «polémicas e conflitos» mais comuns entre as notícias que chegam às casas dos portugueses. «Há uma pedagogia que, no fundo, cabe a cada um de nós, profissionais da comunicação», acrescentou.

   Simão Santana centrou ainda a sua aula aberta na comunicação autárquica e assessoria de imprensa. «É um gosto partilhar não só os conhecimentos teóricos, que são aprendidos também em ambiente académico, mas sobretudo a experiência prática», referiu, destacando a importância dos alunos aprenderem «o que está por trás da comunicação e qual é que é a vida da comunicação numa autarquia». 

   Assumiu que a sua presença em Portalegre teve o objectivo de ajudar os alunos a tomarem «decisões mais claras. Para que no futuro tenhamos mais e melhores profissionais na área da comunicação», justificou.

   Na reacção à abordagem, Cláudia Pacheco fez notar que o tema traduziu uma oportunidade para os alunos ouvirem falar de comunicação autárquica, que tem sido uma área «pouco explorada» em Comunicação Organizacional. «Pode não ser uma área tão motivadora ou interessante para os estudantes, mas é uma comunicação muito importante e difícil pela proximidade do poder político», resumiu.

Artigos Relacionados

« Voltar