Notícias

2024-02-17

Enrique e o burro chegaram a Terena | Peregrino anda há 8 anos na estrada

Caminha sem destino ao encontro de locais sagrados. Este sábado fomos encontrá-lo em Terena (Alandroal), junto à Igreja Matriz, acompanhado por «Espírito Santo», o nome com baptizou o seu fiel amigo de viagem. Aqui apresentamos o espanhol, a quem chamam o «peregrino mais famoso do Mundo» 
 
   Enrique Balsera, 58 anos, não usa telemóvel, nem mapa, nem relógio. Há um grupo no Facebook com o seu nome, mas nem o vê. São amigos que o gerem. Também não tem dinheiro, nem pede nada a ninguém. Garante que não precisa, porque Deus providencia tudo. Exibe apenas a mochila e o bordão. 

   E quando a fome aperta? «Há sempre solução. Ele (Deus) está comigo», afirma convicto. As noites são passadas, regra geral, às portas das igrejas no interior de um pequena tenda. «São os melhores hotéis onde já dormi. Têm mais que cinco estrelas».  Mesmo assim,  não dispensa a higiene diária - duche e barba - que é feita, quase sempre, nas corporações de bombeiros.

   Depois é continuar a viajar com calma para ter tempo de contemplar tudo aquilo com que se cruza. «Se andas muito depressa não vês nada», afiança Enrique, natural de Peñarroya-Pueblonuevo, na província de Córdova. Não dá entrevistas, mas vai contando a sua história e deixa-se fotografar. 

   Fez-se à estrada há oito anos (quase) quando apostou em dar outro sentido à vida, após um acidente de viação o ter deixado sem andar ao longo de um ano. Era um empresário de sucesso e piloto de testes da Audi e da Lamborghini.

   Enrique Balsera deixou tudo para trás quando voltou a andar, encontrando na peregrinação o caminho para o «saber sentir». 

   «Vou sem destino. Agora estive em Fátima, por exemplo. Sigo os sinais que as pessoas me dão. Agora disseste-me que está ali o Santuário da Senhora Boa Nova e podes ter a certeza que não me vou embora de Terena sem lá ir fazer a visita», garante-nos. Para trás já deixou Santiago de Compostela, Caravaca de la Cruz e São Turíbio de Liébana, em Espanha.

   E o «Espírito Santo» como aparece nesta viagem? «O nome completo dele até é Espírito Santo Amém. Ele agora está menos paciente para a foto, porque tem fome», justifica, revelando que o burro lhe foi oferecido há uns quatro anos e que hoje é um amigo para a vida, assume, revelando que vai continuar por Portugal mais um mês, regressando a Espanha para cruzar a Europa até Roma. Ainda assim, sem data para terminar a  peregrinação.
 

Artigos Relacionados

« Voltar