Notícias

2022-08-05

Hoje é Dia Internacional da Cerveja. E os padeiros têm muito a ver com isso 

 
 
Se pensarmos na composição e ingredientes da bebida, talvez não seja nada descabido acreditar nas versões que indicam os padeiros como os primeiros produtores de cerveja. Há muitos séculos 
 
   A cerveja contém grãos de cereais e  leveduras, ambos muito utilizados no fabrico de pão. Ainda hoje - e citando o Hops Club - apesar de algumas variações, esta bebida é fabricada mantendo esses  mesmos ingredientes, o que é muito curioso e revelador da história que a mesma  «esconde». 

   O processo de fabrico, diz a mesma publicação, era muito simples: a cevada era posta de molho até germinar.  Depois, era moída muito grosseiramente e adicionada à levedura, formando  pequenos bolos.  Estes eram parcialmente assados e, após o tempo no forno, eram desfeitos em jarros e  canecas e misturados com água. Iniciava-se, assim, o processo de fermentação.  

   Ainda que descoberta por acaso, tudo indica que a primeira cerveja foi feita na  Mesopotâmia, onde a cevada crescia em estado selvagem. O mais longe que a História  (e a sua documentação) chega é a uma bebida feita à base de cereais fermentados e consumida em 2100 A.C.  

   E hoje a data é dedicada a ela. O Dia Internacional da Cerveja até pode não ter sido criado há tantos anos como outras comemorações que se encontram no calendário, mas a verdade é que este é um dos dias mais festejados em todo o mundo. 

   O principal objectivo dessa celebração é comemorar o êxito e globalidade da cerveja, uma  bebida milenar presente nos quatro cantos do mundo – sob várias formas e sabores. 

   Para além de celebrar a cerveja enquanto bebida internacional, este dia tem três  objectivos: Reunir amigos que gostem de beber cerveja, celebrar os responsáveis pela produção da bebida e ainda os especialistas que a servem, além de unir todos os países do mundo sob o pretexto de celebrar as várias cervejas que existem. 
 

Artigos Relacionados

« Voltar