Notícias

2023-02-11

Homem quer andar nu na rua. E tribunal deu-lhe razão

Em Espanha a nudez pública é legal desde 1988. Por isso o tribunal decidiu a favor de Alejandro Colomar, que anda despido nas ruas de Aldaia desde 2020

 
   Um tribunal espanhol decidiu a favor de Alejandro Colomar, um jovem que foi várias vezes multado por andar nu pelas ruas de Aldaia, uma cidade da região de Valência, confirma a Reuters.

   Num comunicado, o Supremo Tribunal da região disse que tinha anulado as multas aplicadas ao homem de 29 anos, uma vez que reconheceu um «vazio legal» na lei espanhola relativamente à nudez pública.

   Alejandro Colomar foi filmado a chegar ao Tribunal Superior de Justiça de Valência, usando apenas umas botas de caminhada, no entanto, foi-lhe pedido que se vestisse antes de entrar no edifício. No seu julgamento, alegou que as multas violavam o seu direito à liberdade.

   Em declarações à Reuters, o homem diz que começou a despir-se em público em meados de 2020 e recebeu mais apoio do que insultos quando andava nu, embora em tempos tenha sido ameaçado com uma faca.

   «A multa não faz qualquer sentido», disse. «Eles acusaram-me de exibicionismo obsceno. De acordo com o dicionário que implica intenção sexual, isso nada tem a ver com o que eu estava a fazer».

   A nudez pública é legal em Espanha desde 1988. Qualquer pessoa pode andar nua na rua sem ser presa, mas algumas regiões, como por exemplo Valladolid e Barcelona, introduziram as suas próprias leis para regular o nudismo, especialmente em zonas longe da praia. O tribunal observou que Aldaia não tem nenhuma lei que proíba o nudismo.
 

Artigos Relacionados

« Voltar