Notícias

2023-04-13

Imagina quantas palavras novas tem a língua Portuguesa? E você pode sugerir mais

O Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea de 2001, que foi coordenado por Malaca Casteleiro, já continha cerca de 70 mil mil vocábulos, mas o que vai ser disponibilizado a partir desta quinta-feira pelo site da Academia de Ciências de Lisboa (ACL) acrescenta mais cerca de 30 mil novas palavras, segundo uma notícia avançada pela TSF

   A rádio cita Ana Salgado, coordenadora do projecto e presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da ACL, que dá conta de «um trabalho de actualização contínua», ficando o dicionário acessível a todos, de modo aberto e digital no portal da Academia. 

   «Permite-nos uma actualização diária, que não seria possível num dicionário em papel», acrescenta a investigadora, avançando que no portal da Academia qualquer pessoa poderá dar sugestões que serão posteriormente avaliadas pelos académicos.

   Entre as palavras novas, ainda de acordo com a TSF, estão termos que apareceram, por exemplo, durante a pandemia, onde se inscreve o próprio «covid» ou «vacinómetro», mas também por lá anda «eco-ansiedade, negacionismo, eco-turismo, ecoponto. Eram vocábulos que não constavam da edição anterior», revela ainda Ana Salgado.
 

Artigos Relacionados

« Voltar