Notícias

2022-11-10

Imagina quanto vale a bola da «Mão de Deus»? Vai ser vendida

A bola Adidas Azteca, com que Maradona marcou dois dos golos mais célebres da história do futebol, vai ser leiloada pelo árbitro daquele encontro entre Argentina e Inglaterra, que os sul-americanos venceram por 2-1. Já lá vão 36 anos
 
   Mas quanto valerá a bola com que Maradona apontou o golo que ficou conhecido como a «Mão de Deus» (vídeo no final do texto) no jogo do Mundial de 1986, no México? Nada mais, nada menos do que 2,5 a três milhões de euros, de acordo com a BBC.

   Recordemos os golos, em pleno Estádio Azteca, que apuraram a Argentina para as meias-finais do Mundial que viria a vencer. Diego Armando Maradona adiantou a sua selecção com a mítica «Mão de Deus», antes de aumentar a contagem com o «golo do século», em que driblou grande parte dos jogadores ingleses.

   Pois agora, o árbitro desse encontro, Ali Bin Nasser (que ficou com o esférico no final do jogo), admite que este é o momento certo para «partilhar com o mundo» um objecto que «faz parte da história do futebol», pelo que dia 16 de Novembro, a bola vai ter um novo dono, após um leilão agendado para Londres.

   Aos 78 anos, o antigo juiz tunisino espera que os lucros da venda possam dar uma vida melhor à sua família, mas também vai doar alguns dos fundos a instituições de caridade do país africano. «Foi um presente de Deus para mim depois de muitos, muitos anos como árbitro», sublinhou.

Artigos Relacionados

« Voltar