Notícias

2022-09-29

Já reparou que se ouve falar mais «espanhol» em Estremoz?   

 
 
A tendência tem aumentado nos últimos tempos, sobretudo, à medida que o célebre mercado dos sábados vai ganhando adeptos do lado de lá da raia. Também por isso, a Câmara de Estremoz está a promover um dos seus ex-líbris - e os produtos regionais que vão à venda - em plena feira de Zafra. Município da Estremadura espanhola com quem o concelho alentejano está geminado e ambiciona aprofundar relações em breve
 
TEXTO | Roberto Dores (EM ZAFRA)

   «Temos captado mais cidadãos de Espanha, não só pela proximidade, mas também pelo nosso potencial. Tem valido a pena a aposta, neste primeiro ano de mandato, na promoção territorial. É o que estamos a fazer em Zafra», justificava o autarca após a inauguração da feira presidida pelo ministro de Agricultura, Pesca e Alimentação espanhol, Luis Planas, ao lado do presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara (na foto no momento em que visitaram a stand de Estremoz).
 
ESPANHA| Estremoz aponta ao lado de lá da fronteira para atrair mais visitantes 

   Não é de hoje que a Câmara de Estremoz tem colocado a vizinha Espanha no trilho promocional do concelho. Desde que chegou à autarquia que José Daniel Sádio assumiu o interesse em marcar presença assídua no outro lado da fronteira. 
 

   Os resultados vão chegando e aos sábados são, cada vez mais, audíveis no «castelhano» que se vai falando entre as bancas de fruta, legumes, enchidos, mel e animais. Um cartão-de-visita privilegiado.  
 
   «De facto, o nosso mercado tradicional é um dos pontos de promoção para os espanhóis, uma óptima publicidade, a que se junta o mercado das velharias», reconhece o autarca, justificando o objectivo de «mostrar mais e mais» o que o concelho tem de melhor.

   Ao lado do mercado, José Daniel Sádio coloca os Bonecos de Estremoz - património da humanidade - como cabeças de cartaz na divulgação da terra, mas também puxa pela gastronomia e cultura. «Temos um património que nos torna únicos e nos distingue. É relevante na captação de investimentos», acrescenta.


   Também por isso José Daniel Sádio quer aprofundar a geminação entre Estremoz e Zafra - que teve lugar na altura das candidaturas para parques de feiras - mas que até aqui tem funcionado apenas ao nível da representação em certames nos dois municípios.

   «É fundamental estarmos aqui, mas queremos ir um pouco mais longe. Queremos também criar  sinergias para que possa haver oportunidades em termos de sectores económicos e culturais», conclui.

FEIRA DE ZAFRA | 2.000 cabeças de gado e 600 expositores para visitar até 4 de Outubro

 

Artigos Relacionados

« Voltar