Notícias

2022-01-05

Já sabe o que New York Times disse sobre os vinhos do Alentejo?

 
Um artigo publicado no jornal nova-iorquino The New York Times, que destaca cerca de meia centena de destinos mundiais que sobressaem pelos seus esforços por um planeta mais sustentável, coloca o Alentejo em 7º lugar da lista.

O Alentejo surge, assim, entre 52 destinos a visitar por viajantes que queiram ser parte da solução para problemas como as alterações climáticas, sendo destacado pelo jornal pela implementação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA).

O artigo “52 Places for a Changed World” assinala as medidas de protecção da biodiversidade; a redução de cerca de 20% no consumo de água nas adegas; a diminuição do rácio litro de água consumido por litro de vinho produzido; a criação de uma ferramenta que possibilita que os membros do PSVA calculem a sua pegada hídrica e de carbono; ou a criação do selo de certificação de produção sustentável como as razões elencadas para justificar a distinção.  

Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), entidade criadora do PSVA, já se mostrou orgulhoso com o reconhecimento, afirmando tratar-se de "mais uma prova que conseguimos colocar os Vinhos do Alentejo nas bocas do mundo e transportá-lo além-fronteiras com ajuda de uma iniciativa – o PSVA –, que está a fazer uma diferença assinalável na região". 

O dirigente alertou ainda para a "mudança de mentalidades em todo o país, estando ao nível das mais importantes iniciativas mundiais de produção sustentável”. 

Recorde-se que o PSVA foi criado em 2015 e conta com 483 de membros associados que representam quase 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido.  
 
E o que diz a notícia do NYT?


Segundo a notícia do The New York Times, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela protecção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, EUA, Polónia e China.

Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, que tem como objectivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
 

Artigos Relacionados

« Voltar