Notícias

2022-03-23

Já são conhecidos os ministros do novo Governo

O novo Governo deverá tomar posse  dia 30 de Março, sendo já conhecida a lista completa de nomes que vão formar o Executivo de António Costa, depois de ter sido divulgada pela Presidência da República.
 
MINISTÉRIO DA ECONOMIA 
O gestor António Costa Silva vai assumir as funções de ministro da Economia e do Mar, pastas até agora separadas e em que sucede a Pedro Siza Vieira e Ricardo Serrão Santos, respectivamente.

MINISTÉRIO DA DEFESA
Helena Carreiras vai ser a primeira mulher a exercer o cargo de ministra da Defesa Nacional, segundo a lista do XXIII Governo Constitucional proposta por António Costa.
 
MINISTÉRIO DAS FINANÇAS
O ex-presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina foi o nome escolhido por António Costa para o cargo de ministro das Finanças, proposta aceite esta quarta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS
João Gomes Cravinho, até agora com a tutela da Defesa Nacional, vai ser o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, segundo a lista do XXIII Governo Constitucional proposta por António Costa e aceite pelo Presidente da República.
 
MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
O actual secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, vai desempenhar o cargo de ministro da Administração Interna no terceiro Governo chefiado por António Costa.
 
MINISTÉRIO DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES
A actual líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, vai ser ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares.
 
MINISTÉRIO DA PRESIDÊNCIA
Mariana Vieira da Silva vai manter-se no cargo de ministra da Presidência no XXIII Governo Constitucional, mas passando agora a ser a "número dois" na hierarquia do executivo.
 
MINISTÉRIO DO AMBIENTE
Duarte Cordeiro, até agora secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, vai ser ministro do Ambiente e da Acção Climática no novo Governo chefiado por António Costa, sucedendo nesta pasta a João Pedro Matos Fernandes.
 
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Maria do Céu Antunes mantém-se na liderança do Ministério da Agricultura, que agrega agora as pescas, numa altura em que o sector reclama apoios para mitigar o impacto da seca e do aumento dos custos de produção.
 
MINISTÉRIO DA CULTURA
Pedro Adão e Silva, actualmente comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, vai substituir Graça Fonseca à frente do Ministério da Cultura.
 
MINISTÉRIO DO TRABALHO
Ana Mendes Godinho mantém-se como ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no novo Governo de António Costa, depois de mais de dois anos no cargo, marcado pela adopção de apoios no âmbito da pandemia de Covid-19

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
Catarina Sarmento e Castro, até agora secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, vai ser a nova ministra da Justiça, sucedendo neste cargo a Francisca Van Dunem.
 
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR 
A professora catedrática e investigadora Elvira Fortunato vai desempenhar as funções de ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no próximo Governo liderado por António Costa, sucedendo neste cargo a Manuel Heitor.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
João Costa, até agora secretário de Estado de dois executivos liderados por António Costa, vai ser ministro da Educação sucedendo a Tiago Brandão Rodrigues.
 
MINISTÉRIOS DA SAÚDE E INFRA-ESTRUTURAS
O primeiro-ministro, António Costa, vai manter no novo Governo Marta Temido como ministra da Saúde e Pedro Nuno Santos nas pastas das Infra-estruturas e Habitação.
 
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O ainda ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é o nome escolhido pelo PS para ser proposto como novo presidente da Assembleia da República. Já para a liderança do grupo parlamentar socialista, a escolha recai em Eurico Brilhante Dias, até agora, secretário de Estado da Internacionalização.
 

Artigos Relacionados

« Voltar