Notícias

2022-07-17

Javalis filmados a atravessar Alqueva a nado

 
É uma imagem cada vez mais comum no Alentejo, mas é raro chegar-se a tempo de a registar em vídeo ou fotografia. Desta vez foi possível. Um vídeo amador publicou no Facebook o momento em que cerca de 20 javalis - adultos e crias - atravessavam as águas de Alqueva num dia de intenso calor. O vídeo, da autoria de Bruno Pereira, já é viral nas redes sociais



   A travessia que as imagens mostram aconteceu na semana em que a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária alertou que a situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) continua a agravar-se na Alemanha, com a notificação de dois focos da doença em suínos no dia 2 de Julho.

   A DGAV veio a público tentar sensibilizar «todos os intervenientes para a necessidade de reforço das medidas preventivas de forma a evitar a introdução do vírus da PSA em território nacional», realçando ser obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis.

   Há vários anos que o javali assume o estatuto de praga, sendo um dos maiores riscos para uma eventual propagação da peste suína africana, uma vez que circula numa extensa área do território, chegando a manter contactos com animais domésticos. Um dado preocupante, já que potencia o contágio.

   A DGAV apela, por isso,  a que não sejam deixados restos de comida acessíveis a javalis, colocando-os «sempre em caixotes de lixo protegidos dos animais selvagens», acrescentando que «caso observe javalis mortos em espaços naturais deverá notificar de imediato através da aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS), que se encontra acessível em https://animas.icnf.pt».
 

Artigos Relacionados

« Voltar