2022-06-29
Lá vai a Marcha de Bencatel para manter a tradição
São mais de 20 as marchantes de Bencatel (concelho de Vila Viçosa), que têm passado por vários «palcos» da região ao longo da época dos Santos Populares. Onde marchas, sardinhas, arraiais, música popular e boa disposição se cruzam, numa tradição que se perde no tempo.
Mas o que leva este grupo - de várias idades e onde não faltam crianças - a reunir toda uma dinâmica, ao ponto de, por exemplo, no último sábado ter actuado em Terena (Alandroal) e seguir viagem para Estremoz, onde viria a desfilar menos de duas horas depois?
«Adoramos isto e queremos manter uma tradição, que é tão portuguesa e tão bonita», explica Maria do Rosário, a porta-voz do grupo de Marchas de Bencatel, que já esta sexta-feira volta a actuar em Vila Viçosa.
Ficamos a saber que os ensaios começam dois meses a dois meses e meio da abertura oficial dos Santos Populares e que o grupo está disponível para se deslocar pelas festas da região com o objectivo de contribuir para a animação dos arraiais. «Desde que nos convidem, vamos com todo o gosto, porque também são as actuações que nos incentivam a manter a tradição», justifica ainda Maria do Rosário, numa altura em que o futuro se perfila promissor perante a presença de várias crianças que já acompanham as marchas.