Notícias

2023-12-21

Maria e Francisco são os nomes mais escolhidos. João cai para sexto

 
Já não é novidade. Os nomes de Maria e Francisco foram as preferências das famílias pelo quinto ano consecutivo. Mas há uma surpresa na lista dos dez mais escolhidos: Vicente. Contudo, João, que costumava surgir na terceira opção, ficou este ano em sexto lugar
 
   Desde o início do ano e até 19 de Novembro, foram registados 75.643 mil bebés em Portugal. Contas feitas nasceram 4.675 Marias e 1.832 Franciscos, segundo indicam os dados do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

   Embora o número de nascimentos esteja a aumentar, continuam a nascer menos bebés do que em 2019 e 2020, de acordo com a mesma fonte INE.

   Olhando para a tendência do ano passado constatamos que 2023 trouxe poucas alterações. Contamos 1.111 Alices e 1.090 Leonores, que mantêm o segundo e terceiro lugar, respectivamente, nos nomes femininos. seguem-se Matilde, Benedita, Carolina e Beatriz, as mesmas posições do ano anterior. 

   Os nomes Francisca (654) e Camila (616) - que se estreou no top 10 no ano passado - ganharam peso e, em contrapartida, há menos Margaridas (600) - ocupa o último lugar do top. 

   É entre os rapazes que se verifica uma mudança de escolhas mais significativa. De 2022 para este ano, depois de Francisco, Afonso (1.171) continua a ser o segundo nome favorito, mas João foi destronado do terceiro lugar no topo pelo nome Duarte (1.129), descendo para o sexto mais escolhido. 
Lourenço (1.118), este ano em quarto, foi responsável pela queda do nome Tomás (1.061) para o quinto mais escolhido.

   Já Vicente (949) ganhou popularidade este ano, entrando nos dez primeiros nomes masculinos, ao mesmo tempo que Santiago saiu da lista deste ano. O nome Gabriel também começa a ganhar mais peso, subindo do último da lista para antepenúltimo. Miguel e Martim mantêm um lugar nos dez favoritos.
 

Artigos Relacionados

« Voltar