Notícias

2023-04-08

Mercado de Estremoz até surpreende polícias espanhóis: «Que maravilha»

 
Este sábado o  Mercado de Estremoz foi alvo de uma acção de policiamento conjunto entre a Polícia de Segurança Pública e o Corpo Nacional de Polícia de Espanha 

TEXTO l Roberto Dores



   O agente Andrés González registou a tranquilidade que marcou a manhã, enfatizando o contributo que as autoridades policiais deram à própria mediatização do Mercado de Estremoz.  «A nossa presença aqui acaba por ter importância turística», admite, justificando que a população  «percebe que se estamos aqui é porque se trata de algo com  dimensão». 

   E disse mais: «De facto, este mercado, conseguiu surpreender-nos. Que maravilha», referiu, após ter encontrado «vários espanhóis de vários pontos de Espanha. Até uma família de Burgos. Quem diria!», exclamou, depois de percorrer as várias bancas ao lado dos colegas portugueses.


   Escutemos agora a comandante da Esquadra Complexa da PSP de Estremoz, Ana Ribeirinho Louro: «Se trabalharmos em parceria podemos ter um dia-a-dia melhor», garantiu, acrescentando que a iniciativa percorreu o Mercado de Estremoz esta manhã, por estarmos em época de Páscoa, com um maior afluxo de espanhóis à região. 

   «As pessoas assistiram ao trabalho da polícia em parceria com outras entidades», referiu, admitindo tratar-se de um efectivo «policiamento de proximidade. A polícia é o público e o público é a polícia», sublinhou.

   O policiamento conjunto desenvolvido no âmbito da cooperação entre Portugal e Espanha, que inclui a promoção de acções de segurança e ordem pública, realizadas normalmente através de patrulhas mistas, também mereceu o «aplauso» do lado da autarquia. 


   O presidente do Município, José Daniel Sádio, corrobora da ideia, segundo a qual, a presença das autoridades de ambos os lados da fronteira reforça a vertente promocional do Mercado, como «espaço único, que traz milhares de turistas aos fins-de-semana». Assumiu o autarca que «é muito importante esta proximidade que existe entre as forças de segurança e a população», fazendo ainda notar que a  presença das autoridades espanholas assume particular relevo numa época «em que Estremoz recebe tantos turistas espanhóis».
 
As patrulhas mistas e o seu alcance
 
Depois de Estremoz, o policiamento conjunto segue para Évora no âmbito do «Memorando de Cooperação entre a Polícia de Segurança Pública da República Portuguesa e o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha», assinado no dia 12 de Dezembro de 2013.
O documento em questão estabelece os principais eixos de cooperação, entre as duas forças de segurança, nos quais se encontra a promoção de acções de segurança  ordem pública, realizadas normalmente através das designadas patrulhas mistas.
A PSP sublinha que «estes tipos de acções, pela sua grande visibilidade, contribuem não só para o aumento da segurança efectiva, como também da segurança percepcionada das populações».
Na sua efectivação, ambas as forças de segurança procuram dedicar uma atenção especial ao turista e um contacto mais próximo, num esforço também conjunto contra a delinquência.
 

Artigos Relacionados

« Voltar