Notícias

2023-03-07

Mercado de Estremoz regressa a casa. Com o melhor que a terra dá

 
Quase um ano depois, o Mercado Semanal está de regresso ao formato original, após a requalificação do espaço público do Rossio Marquês de Pombal, segundo revela o presidente da Câmara de Estremoz. José Daniel Sádio anuncia ainda que o Mercado das Velharias só regressa a 18 de Março
 
TEXTO l Roberto Dores
 
   «Isto é algo que nunca aconteceu em Estremoz. Vamos ter o mercado de volta à sua essência depois de ter ocupado um espaço diferente», sublinha José Daniel Sádio, recordando ter sido uma solução que «impediu que houvesse prejuízos para os produtores e possibilitou que o mercado fosse viável».

   Olhando para o espaço agora requalificado do Rossio, o autarca recorda a existência de zonas que não estão habilitadas a receber comerciantes, como sucede, por exemplo, nas imediações da fonte, mas ambiciona que «o Mercado volte à mesma dinâmica e que as pessoas e os vendedores tenham paciência com a reorganização do processo.»

   Afinal, diz o presidente do Município, sábado será o primeiro dia. «Estamos a preparar tudo com os serviços em  articulação prévia com os comerciantes. Há toda uma logística e há uma planta para preparar tudo e esclarecer as dúvidas que existem e que vão existir», conclui.
 
O NOVO ROSSIO
 
   A requalificação do Rossio Marquês do Pombal superou o milhão e meio de euros, mas a autarquia assumiu a obra como fundamental para cimentar a «apetência turística por Estremoz».

   Segundo o  Grupo NOV Engenharia & Construções, responsável pela requalificação, os trabalhos consistiram na reabilitação dos vários espaços públicos, «incentivando a mobilidade universal e acessibilidade plena, favorecendo o peão e a criação de condições de promoção dos valores endógenos da região».
 
   Entre os trabalhos está a melhoria das infra-estruturas e a implementação de equipamento de apoio às feiras diárias e de artesanato com a montagem de vários módulos-quiosques, recuperação da calçada em mármore e colocação de nova calçada em mármore branco. Ainda a recuperação de 24 bancos em aço e madeira, execução de duas rampas para acesso ao Convento/Câmara.

   A requalificação incluiu ainda alguns aspectos de embelezamento da envolvente e criação de espaços verdes. Foi melhorada toda a imagem cénica associada à iluminação pública e decorativa, com a integração de elemento de água do tipo ´OASE´ com fonte luminosa com jactos de água, vapor de água e efeito maré; execução de duas ilhas ecológicas; plantações de árvores e execução de canteiros com arbustos.
 
 
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar