Notícias

2023-10-28

Migas, sopas, torresmos e empadas. O melhor do Alentejo vai à mesa em Arraiolos 

 
«Venham cá provar tudo isto. Temos tantas coisas boas». O convite abrangente parte da presidente da Câmara de Arraiolos, Sílvia Pinto. As empadas seguram o estatuto de «rainhas da festa» em plena abertura da Mostra Gastronómica, que há-de animar o pavilhão multiusos até dia 5 de Novembro. A gastronomia domina o rés do chão, mas vale a pena subir ao primeiro andar, onde «reinam» os mais célebres tapetes. E até há espaço para os mais pequenos
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Escutemos os argumentos de Sílvia Pinto que visam «escancarar» as portas do Arraiolos Multiusos - designação do pavilhão - aos visitantes. «Temos cá as tradicionais migas,  sopa de cação, sopa de tomate, os torresmos. Temos excelentes restaurantes», sublinha a autarca, erguendo a expectativa de que muitas pessoas aproveitem estes dias para se sentarem à mesa por aqui a degustarem o melhor da gastronomia do concelho. 

   «Esperamos que as pessoas venham ver os nossos saberes. Temos bons produtos, boa gastronomia e bom receber. Isso terá reflexo ao longo do ano», acredita Sílvia Pinto, revelando que a Mostra Gastronómica tem somado cada vez mais visitantes, apontando ser um caminho relevante na ajuda que a Câmara procura dar ao sector empresarial a atravessar tempo difíceis. 

   Subamos agora ao primeiro andar do pavilhão, onde as bordadeiras vão trabalhando ao vivo, exibindo todos os passos que «conduzem» à confecção de um genuíno Arraiolos. Do desenho até à franja, passando pelo enchimento de um exemplar de três metros quadrados, que pode demorar mês e meio a fazer.

   Tema actual? A ambicionada candidatura a Património Cultural da Humanidade na UNESCO que por aqui se aguarda. «Está em marcha», reitera Sílvia Pinto, depois de há dias o tapete arraiolense ter sido distinguido enquanto manifestação inscrita no Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, em pleno Museu do Traje.

   «Conseguimos esse registo que não existia. É um passo importante para a nossa candidatura. Sabemos que só vai uma candidatura portuguesa por ano, mas acreditamos que vamos conseguir», resume a edil.

Artigos Relacionados

« Voltar