2022-04-19

Missão era documentar pássaros, mas fotografou um «Céu lindo» no Alentejo

 
Eis a justificação que levou o astro fotógrafo Miguel Claro a ser distinguido pela NASA, com uma fotografia captada no Verão de 2020 a olhar para o céu do Alentejo durante a noite, no concelho de Mértola.
 
«A missão era documentar pássaros voadores nocturnos, mas acabou documentando também um céu lindo», justificou a NASA ao atribuir o 19º prémio ao fotógrafo que se tem dedicado a fotografar os céus alentejanos nas margens de Alqueva.

A Reserva Dark Sky Alqueva referiu ter recebido a notícia do prémio com «surpresa», devido ao facto da  foto ter sido captada em 2020.

Ainda segundo a justificação da NASA para distinguir Miguel Claro, «o mosaico de grande ângulo em destaque foi tomado sobre os campos dourados de estepe em Mértola. De um local tão escuro, um brilho imediatamente evidente de tirar o fôlego arqueado sobre o céu nocturno», acrescenta, aludindo à faixa central da nossa galáxia Via Láctea. 

«Mas este céu tinha muito mais. Nuvens finas cruzaram o céu como fitas douradas. O planeta Marte apareceu à esquerda, enquanto os planetas Saturno e Júpiter também eram simultaneamente visíveis», sublinha, destacando que perto do topo da imagem pode ser encontrada «a estrela brilhante Vega, enquanto a distante e fraca Galáxia de Andrómeda pode ser vista à esquerda, logo abaixo do arco da Via Láctea.»

À medida que o mês actual avança, vários planetas estão se alinhando no céu antes do amanhecer: Júpiter, Vénus, Marte e Saturno, resume a NASA.

[label_related]

« Volver