Notícias

2022-04-18

MOITA - VIANA DO ALENTEJO. Quatro dias de romaria a cavalo pela Canada Real

Centenas de cavalos, outros tantos cavaleiros, charretes para todos os gostos. Numa delas seguirá Nossa Senhora da Boa Viagem a olhar pelos romeiros que quarta-feira pela manhã partirão da Moita rumo a Viana do Alentejo. A Romaria a Cavalo está de volta para mais uma viagem de quatro dias. Por esses campos fora.

É uma singular cavalgada pelos trilhos campestres da Canada Real (antiga estrada dos espanhóis) ao longo de cerca de 150 quilómetros. Quem for espreitar o desfile pela paisagem pode ser tentado a comparar a aventura a uma espécie de western, com direito a dormir e comer no campo entre charretes e cavalos.




À frente segue o carro-andor, que tem a responsabilidade de transportar a padroeira «Senhora da Boa Viagem», que faz o percurso de costas para olhar de frente para os «seus» romeiros.

A população da Moita volta a sair à rua para se despedir dos cavaleiros e assistir ao desfile equestre com cavalos, charretes e carroças para todos os gostos.
Chegarão a Viana do Alentejo na tarde de sábado e domingo assistem à missa campal, em pleno Santuário de Nossa Senhora d´Aires, entre as terras agrícolas da região, sendo local de culto desde 1748, construído após uma epidemia que atingiu a região. 

A tradição secular diz que os agricultores se deslocavam ali anualmente acompanhados pelos seus animais para benzerem o gado durante a procissão em Honra de Nossa Senhora d´ Aires, a padroeira dos animais, aproveitando para pedirem boas colheitas.


O ritual seria interrompido há 70 anos, perante a queda da actividade agrícola que conduziu ao abandono da terra, mas seria retomado em 2001.

Este ano os padrinhos da Romaria são Mónica Jardim e FF.

Artigos Relacionados

« Voltar