Notícias

2023-05-13

Mordoma encontrou-se com a pecadora Madanela para a absolver. Um ritual secular

A população da Aldeia da Venda (Alandroal) marcou este sábado presença no Canto ao Horto das Oliveiras, uma tradição secular das Festas da Santa Cruz, que a autarquia ambiciona candidatar ao Inventário do Património Cultural Imaterial Nacional. O dossiê está a ser preparado entre a Câmara e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo
 
 
 
   Trata-se de um ritual secular em que jovens, que assumem o Grupo da Mordoma, transportam a Santa Cruz, numa procissão singular vigiada por homens armados de caçadeira.

   Mais à frente o Grupo da Mordoma vai encontrar-se com o Grupo da Madanela, onde se continua a cantar, representando a absolvição de uma pecadora. Os rituais são complexos, exigem treino e uma aprendizagem ao longo de vários meses.
 
   
   Trata-se de um ritual pagão que sempre foi tolerado pela Igreja Católica. Também se inscreve numa função social, que aponta à transição para a idade adulta. 


 
   Segundo o presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, o Canto ao Horto das Oliveiras, «é das manifestações culturais mais diferenciadoras do concelho. Entendemos que tem capacidade e valor cultural e histórico suficientes para tentarmos dar um passo que contribua para a sua preservação para o futuro», justificou o autarca, destacando como esta festa singular se tem realizado ininterruptamente há mais de cem anos.

Artigos Relacionados

« Voltar