Notícias

2023-07-18

Músicas da Eurovisão são as que mais agitam o público ao som da Banda do Alandroal

O público que assistiu ao concerto da Banda Filarmónica do Centro Cultural do Alandroal já estava animado com os ´pasodobles´ e outras músicas que iam preenchendo a tarde no castelo. Mas o ponto alto estava guardado para perto do fim. Era a vez do medley que reunia canções eternas. As tais que tinham logrado o passaporte para o Festival da Eurovisão. E logo a plateia se agitou nas cadeiras. E bateu palmas. E até trauteou. Nós ouvimos

TEXTO l Roberto Dores

FOTO DE CAPA l Nuno Mendes

 
   «É uma compilação de canções que fazem parte da história do país e que marcaram  a vida das pessoas ao longo de gerações», assinala o maestro da banda, Agostinho Lourinho, para justificar o particular empolgamento da plateia perante os acordes de «Sol de Inverno», de Simone de Oliveira, «Sei quem ele é», de Madalena Iglésias, «Um grande amor», de José Cid, ou «Depois do adeus», de Paulo de Carvalho. Não podia falta a grande vencedora da Eurovisão «Amar pelos dois», de Salvador Sobral. Entre outras.

   O maestro assinala que este medley tem a particularidade de tocar todas as faixas etárias e que, apesar das fracas classificações obtidas pela maioria dos temas na Eurovisão, estamos na presença de músicas de elevada qualidade.

   «Há temas que, por algum motivo, não passaram no estrangeiro, mas eu tenho muito orgulho na música portuguesa e nos músicos portugueses. Particularmente no que diz respeito ao Festival da Canção», sublinha o maestro, para quem a reacção do público demonstrada no Castelo do Alandroal retrata o quão marcantes são a maioria das músicas.
 

Artigos Relacionados

« Voltar