Notícias

2024-01-23

Nascer aqui vale cem euros em cheque e mais 50 na conta bancária

A medida visa ser um incentivo à natalidade, mas também à fixação de jovens casais após um despovoamento acumulado durante décadas. «Não é tanto como as pessoas precisam e nós gostaríamos de dar, mas é uma forma de reconhecermos quem aqui fica e constitui cá família», explica o presidente da União de Freguesias do Alandroal, Manuel Fialho
 
TEXTO | Roberto Dores

   O incentivo à natalidade de que se fala contempla as localidades de Juromenha, Mina do Bugalho, Rosário e Alandroal, prevendo a atribuição de um cheque de cem euros a todos os bebés nascidos a partir do dia 1 de Janeiro de 2024, cujos pais sejam residentes na respectiva União de Freguesias.

 
   Entretanto, para os pais que pretendam abrir conta para os filhos na Caixa de Crédito Agrícola terão ainda a um voucher no valor de 50 euros. «A nossa freguesia, como todo o Alentejo, precisa de fixar população e nós queremos contribuir com aquilo que nos for possível. A Câmara já faz isso a uma escala maior e nós agora também vamos participar», sublinha Manuel Fialho.

   Admite o autarca que toda a ajuda prestada aos jovens casais poderá ser determinante na sua decisão de ficarem na terra natal, contrariando a tendência de despovoamento registada nas últimas décadas. «Ao nível de desemprego, o nosso concelho nem é dos piores, mas falta emprego qualificado e os jovens licenciados ou já com um nível escolar mais elevado querem outro género de respostas», resume.

Artigos Relacionados

« Voltar