2023-08-23

Nova doença animal já chegou ao Alentejo. Há 14 explorações afectadas

Há uma nova doença animal a atormentar a Europa. Começou em Itália, entrou em Espanha e chegou a Portugal em Julho, tendo sido já confirmada em 14 explorações no Alentejo. Outras estão sob suspeita, à espera de análises. O país está em situação de alerta
 
   Está em causa uma doença hemorrágica epizoótica, que afecta somente animais ruminantes - especialmente bovinos. Segundo a TSF, o consumo de carne de animais doentes não é sequer perigoso, mas o avanço rápido da doença provoca algumas inquietações, já que implica restrições ao movimento de animais nestas explorações, nomeadamente para exportação.

   Em declarações àquela rádio a directora-geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo, avança que se trata de uma doença vírica, que é «transmitida por vectores e não afecta os seres humanos». 

   E esclarece: «Quando detectamos uma exploração positiva é estabelecido um raio de 150 quilómetros que limita o movimento dos animais a partir dessa grande área para outras zonas onde nunca foi reportada a doença, isto numa perspectiva de controlo», diz, alertando que, tal como em Espanha, a doença «está a expandir-se rapidamente».

   Apesar de não reconhecer nenhuma morte associada a esta doença, que, em regra, pode ser tratada em poucos dias, Susana Pombo afirma que em Espanha, existem já casos de animais mortos.

   Como se trata de uma doença nova, não há vacina, pelo que a prevenção passa pelo controlo de mosquitos, higiene nas explorações e limites à movimentação de animais potencialmente infectados num raio de 150 quilómetros, cobrindo praticamente todo o país.
 

[label_related]

« Volver